Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, Marta Celina Linhares-
dc.contributor.authorXavier, Leon Denis Ferreira-
dc.date.accessioned2020-03-26T11:52:29Z-
dc.date.available2020-03-26T11:52:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationXAVIER, Leon Denis Ferreira. (Re)conhecendo o sertão através do som: a utilização da música como metodologia de ensino de Geografia. 2019. 49f. Monografia ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50906-
dc.description.abstractEl presente trabajo, reconociendo la necesidad que la escuela forme sujetos críticos, busca señalar como es posible ejecutar un aprendizaje significativa a través de utilización de la música en la enseñanza de Geografía. Basado en algunos ideales libertarios, como la construcción de conocimientos necesarios para la comprensión del mundo y que permiten su criticidad, según lo proposto por Tiana (1987), la investigación es vinculada con el reconocimiento de la realidad del interior (sertão) en Noreste de Brasil. El objetivo principal del trabajo es analizar la posibilidad de la música como una metodología em la enseñanza de Geografía, pero también exponer que es posible entender el espacio a través de la música. Durante la intervención en aula fue realizada la construcción de mapas mentales, basado em Ausubel (2003) en conjunto con reproducción de las músicas y debates para fijar los conocimientos. Para evaluar la práctica fue aplicado un cuestionario con los estudiantes. Con esa encuesta hemos percibido ser posible usar la música, como forma de facilitar la comprensión de los contenidos y hacer las clases más productiva; además de reconocer la posibilidad del uso en temas variados. Con eso, la música ha resultado en un potente aliado del profesor en las clases, dialogando con conocimiento de los estudiantes y haciendo el aprendizaje más placentero e significativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeografia e músicapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia libertáriapt_BR
dc.title(Re)conhecendo o sertão através do som: a utilização da música como metodologia de ensino de Geografiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, reconhecendo a necessidade de que a escola construa sujeitos críticos, busca mostrar como é possível realizar uma aprendizagem significativa através da utilização da música no ensino de Geografia. Tendo por base alguns ideais libertários, como a construção de conhecimentos necessários para a compreensão do mundo e que possibilitem sua criticidade, como proposto por Tiana (1987), a pesquisa é voltada para o reconhecimento da realidade sertaneja no Brasil. O principal objetivo do trabalho é analisar a possibilidade da música como uma metodologia no ensino de Geografia, mas também mostrar que é possível compreender o espaço através dela. Durante a intervenção em sala de aula foi realizada a construção de mapas mentais, baseado em Ausubel (2003), exposição dos conteúdos juntamente a reprodução das músicas e debates para a fixação dos conhecimentos. Para avaliar a prática foi realizado um questionário com os estudantes e a partir dele foi percebido que é realmente possível utilizar a música, pois consideraram que facilita a compreensão dos conteúdos e torna a aula mais proveitosa, além de reconhecerem sua possibilidade de uso em variadas temáticas. Com isso a música se mostrou um potente aliado do professor em sala de aula dialogando com os conhecimentos dos alunos e tornando o aprendizado mais prazeroso e significativo.pt_BR
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_ldfxavier.pdf703,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.