Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50816
Type: Artigo de Periódico
Title: Da cultura de massa em nome do novo Humanismo
Authors: Morin, Edgar
Keywords: Comunicação de massa e cultura;Humanismo;Morin, Edgar, 1921-
Issue Date: 1972
Publisher: Revista de Comunicação Social
Citation: MORIN, Edgar. Da cultura de massa em nome do novo Humanismo. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 02, n. 1/2, p. 03-20, 1972.
Abstract in Brazilian Portuguese: Procurarei explicitar de início este termo cultura de massa afirmando que, nos meios onde é empregado, ele possui geralmente uma significação convencional. É mister lembrar que essas duas palavras (cultura e massa) são traduzidas do americano, porque foi nos EE. UU. - antes da Europa - que se desenvolveu, através disso que chamamos mass media (imprensa, rádio, cinema, televisão), uma espécie de realidade nova a que os sociólogos americanos denominaram, por estranho neologismo anglo-Iatino, mass culture divulgada por técnicas de difusão em massa e dirigida para uma massa social. Com efeito, é "maciçamente" que um jornal é reproduzido em milhões de exemplares, que uma emissão de rádio penetra em milhões de lares, que um filme é visto - consumido, diz-se também - por milhões de espectadores. E é "maciçamente" que se dirigem a um aglomerado de indivíduos considerados em seu conjunto sem o intermédio dos corpos sociais naturais que são a família, a classe social, as comunidades locais ou regionais. No emprego que dela faremos, é necessário entender a palavra massa num sentido pleno e múltiplo, e não, no sentido de massas populares, termo demasiadamente estreito e que, além disso, já faz parte do vocabulário político e social da linguagem francesa tradicional.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50816
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1972_art_emorim.pdf11,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.