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dc.contributor.authorAlves, Martha Regueira-
dc.date.accessioned2020-03-18T21:10:36Z-
dc.date.available2020-03-18T21:10:36Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationALVES, Martha Regueira. Afetividade e construção da leitura pela criança. 2005. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50782-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.titleAfetividade e construção da leitura pela criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA importância da primeira infância é fundamental na vida de uma pessoa. O desenvolvimento da personalidade de forma saudável, depende de certas condições que os seus familiares oferecem principalmente a mãe. Para o recém-nascido, a sua mãe representa o próprio meio ambiente, pois ele é incapaz de perceber o mundo. Ele parte de um estado de dependência absoluta, para a aquisição da independência. Através deste ambiente que se faz através de uma mãe suficientemente boa, é que a criança desenvolve a capacidade de se vincular e estabelecer afeto. A presença do pai também é essencial na vida do filho, a sua participação só é possível com a permissão da mãe, que lhe permite a entrada numa relação que é apenas dela e do filho. O pai representa a lei, a ordem, o limite na vida do filho e a sua presença ajuda-o no desenvolvimento de outras áreas, principalmente das relações sociais. A ausência do afeto familiar pode trazer vários problemas ao desenvolvimento da criança, pois a falta de estímulo pode desencadear em quadros psicopatológicos, além de uma maior tendência a delinqüência, pela dificuldade em se socializar. Portanto, a capacidade de se vincular tem a sua origem na família, partindo desta primeira experiência, a criança adquire a capacidade de estabelecer outros vínculos, com outros grupos, como a escola. Sentindo-se confortável dentro do grupo, com boa autoestima, ela também não terá dificuldades em estabelecer vínculo com a leitura, adquirindo esta habilidade facilmente. Uma criança com auto-estima elevada estará mais bem preparada para enfrentar os desafios da vida, o próprio desafio de aprender a ler, enquanto a criança que tem auto-estima baixa apresenta-se com predisposição ao fracasso. A auto-estima é a peça-chave que dá sentido à vida, que impulsiona o processo que se dá entre ensino-aprendizagem. Para que isso aconteça, é necessário a contribuição da família, como um ambiente estimulador para que se aprenda, e o ambiente escolar ser incentivador para que se aprenda com prazer.pt_BR
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