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Type: Artigo de Evento
Title: IES Índice Sintético de Educação em Solos para os municípios do Território da Cidadania do Cariri, Ceará
Authors: Rodrigues, Maria Ivoneide Vital
Sousa, Marina Rocha de
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Keywords: Índice de Educação em Solos;Educação ambiental;Produtividade agrícola
Issue Date: 2012
Publisher: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 50
Citation: RODRIGUES, Maria Ivoneide Vital; SOUSA, Marina Rocha de; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales. IES Índice Sintético de Educação em Solos para os municípios do Território da Cidadania do Cariri, Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 50., 2012, Vitória. Anais... Brasília: SOBER, v. Único. p. 1-18, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação em solos torna-se fundamental para as regiões propensas à degradação ambiental. Vários são os fatores que determinam a produtividade agrícola, tais como, educação, clima, tecnologia, tipos de solos etc., porém, a atual pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação existente entre a utilização dos solos e o nível educacional da população do Território da Cidadania do Cariri localizado no sul do estado do Ceará e composto por vinte e oito municípios. Especificamente, a pesquisa levantou dados secundários sobre as condições educacionais e agrícolas relacionadas ao uso dos solos caririenses e analisou a situação desses indicadores no período de 2004 a 2009. Para alcançar tais objetivos, foi calculado o Índice de Educação em Solos (IES) e as taxas médias de crescimento no período analisado. Os resultados mostraram que os indicadores educacionais tiveram grande participação no IES, porém, deve-se atentar para as áreas plantadas com cultura de subsistência, pois, atuaram de forma menos expressiva e, possivelmente, tais áreas podem estar se tornando degradadas devido às práticas agrícolas inadequadas. Assim, a inobservância desse indicador nas políticas públicas pode acarretar diminuição das terras férteis e, consequentemente, sérios problemas sociais e econômicos.
Abstract: Education in soils it is essential for regions prone to environmental degradation. There are several factors that determine agricultural productivity, such as, education, climate, technology, soil types etc., However, the current research aimed at analyzing the relationship between land use and educational level of the population of the Territory Citizenship Cariri located in the southern state of Ceara and consist of twenty-eight counties. Specifically, the survey collected data on secondary education and the conditions related to agricultural land use caririenses and analyzed the situation of these indicators in the period 2004 to 2009. To achieve these goals, we calculated the Index Soil Education (ISE) and the average growth rates over the period analyzed. The results showed that the educational indicators had great participation in the ISE, however, attention should be paid to the areas planted with subsistence agriculture, therefore, acted in a less expressive and, possibly, such areas may be becoming degraded due to agricultural practices inadequate. Thus, the failure of this indicator in public policy can cause a decrease of fertile land and, consequently, serious social and economic problems.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5075
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Access Rights: Acesso Aberto
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