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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Plantin, Rosemeire Selma Monteiro | - |
dc.contributor.author | Arruda, Francisco Edmar Cialdine | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-09T19:12:02Z | - |
dc.date.available | 2020-03-09T19:12:02Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Francisco Edmar Cialdine. Microestrutura de um dicionário de latim para alunos iniciantes. 2019. 173f - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50664 | - |
dc.description.abstract | Nowadays dictionaries began to be interdisciplinary studies objects, including Language Teaching and Learning studies. Despite this reality, in general, Classical Language Teaching keeps traditional. Consequently, Latin dictionaries reflect this context. The present work, “Latin Dictionary Microstructure for Beginner Learners”, aims to present contributions from new language teaching theories, more specifically, those that focus on the use of the dictionary as a language teaching tool (WELKER, 2004; PONTES, 2009; among others), for the teaching of Latin language (LONGO, 2006; MIOTTI, 2006; MOITA LOPES, 1996; among others). We also seek to add to the discussion issues related to the use of visual resources in such works (PETERMANN, 2006; KRESS; VAN LEEWEN, 1996), and these visual resources can make easier the learning process, if they are utilized adequately. The confluence of such contributions is converged in the form of a proposal of entry microstructure that may optimize the learning process of students who are in contact with the language for the first time, this thesis object. The proposal now defended was tested in four beginner classes in the study of Latin language of two different universities. The tests included: questions about students' knowledge in how to use dictionaries, especially the Latin language ones; questions about the grammar knowledge of this language and a translation, in which the students should to use a proposal sample; and an evaluation of the proposal by the students. The results pointed 49,2% of the individuals had no difficulties in to utilize the sample, while 30,8% had. Among the difficulties pointed by the students, 33,7% had problems due to a lack of a previous grammatical knowledge necessary to a basic comprehension of the Latin language and 8,3% had problems related to a lack of orientation and experience in how to use lexicographic work. Therefore, the information contained in the entries goes unnoticed to the inquiring neophyte. Notwithstanding these difficulties, the final results pointed an acceptance of 73,8% of the proposal by the individuals, what was recognized here as a positive result. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lexicografia Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem de Latim | pt_BR |
dc.subject | Microestrutura | pt_BR |
dc.title | Microestrutura de um dicionário de latim para alunos iniciantes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atualmente os dicionários passaram a ser objetos de estudos interdisciplinares, o que inclui os estudos sobre ensino e aprendizagem de línguas. Não obstante essa realidade, o ensino de línguas clássicas, de modo geral, segue de modo tradicional. Como consequência, os dicionários de Latim refletem este contexto. O presente trabalho, “Microestrutura de um dicionário de Latim para alunos iniciantes”, objetiva, portanto, apresentar contribuições das novas teorias de ensino de línguas, mais especificamente, daquelas que se voltam para a o uso do dicionário como ferramenta de ensino de línguas (WELKER, 2004; PONTES, 2009; dentre outros), para o ensino de língua latina (LONGO, 2006; MIOTTI, 2006; MOITA LOPES, 1996; dentre outros). Também procuramos adicionar à discussão questões ligadas ao uso de recursos visuais em tais obras (PETERMANN, 2006; KRESS; VAN LEEWEN, 1996), que podem facilitar o processo de aprendizagem se forem utilizados de forma adequada. A confluência de tais contribuições está convergida sob a forma de uma proposta de microestrutura de verbete que pode vir a otimizar o processo de aprendizagem de alunos que estão tendo contato com a língua pela primeira vez, o objetivo desta tese. A proposta ora defendida foi testada em quatro turmas iniciantes no estudo de língua latina de duas diferentes universidades. Os testem incluíam questões sobre o conhecimento dos alunos em manusear dicionários, principalmente dicionários de língua latina; questões sobre o conhecimento gramatical dessa língua e uma tradução, nas quais os alunos deveriam fazer uso de uma amostra da proposta; e uma avaliação da proposta pelos alunos. Como resultado, 49,2% dos sujeitos não tiveram dificuldades em utilizar a amostra enquanto 30,8% tiveram. Dentre as dificuldades apontadas pelos alunos, 33,7% tiveram problemas ligados à falta de conhecimento gramatical prévio necessário para uma básica compreensão da língua latina e 8,3% tiveram problemas ligados à falta de orientação e experiência em manuseio de obras lexicográficas. Como consequência, as informações contidas nos verbetes passam despercebidas para o consulente neófito. A despeito de tais dificuldades, os resultados finais apontaram uma aceitação de 73,8% da proposta pelos sujeitos, o que foi avaliado aqui positivamente. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Actualmente los diccionarios se convirtieron en objetos de estudios interdisciplinares, lo que incluyen los estudios sobre enseñanza y aprendizaje de lenguas. No obstante a esa realidad, la enseñanza de lenguas clásicas, de manera general, sigue de modo tradicional. Como consecuencia de ello, los diccionarios de Latín reflejan este contexto. El presente trabajo, “Microestructura de diccionarios de latín para alumnos principiantes”, tiene como objetivo presentar contribuciones de nuevas teorías de enseñanza de idiomas, más específicamente, aquellas que se centran en el uso del diccionario como herramienta de enseñanza de idiomas (WELKER, 2004; PONTES, 2009; entre otros), para la enseñanza de la lengua latina (LONGO, 2006; MIOTTI, 2006; MOITA LOPES, 1996; entre otros). También buscamos agregar a la discusión temas relacionados con el uso de recursos visuales en tales obras (PETERMANN, 2006; KRESS; VAN LEEWEN, 1996), que pueden facilitar el proceso de aprendizaje si utilizados de manera adecuada. La confluencia de tales contribuciones converge en la forma de una propuesta de microestructura de artículo lexicográfico que puede optimizar el proceso de aprendizaje de los alumnos que están empezando a tener contacto con en idioma por primera vez. La propuesta aquí defendida fue probada en cuatro clases para principiantes en el estudio del idioma latino en dos universidades diferentes. Los testes incluyen cuestiones sobre el conocimiento de los alumnos en manosear diccionarios, principalmente diccionarios de lengua latina; cuestiones sobre el conocimiento gramatical de dicha lengua y una traducción, en las cuales los alumnos deberían hacer uso de una muestra de la propuesta; y una evaluación de la propuesta por los alumnos. Como resultado, 49,2% de los sujetos no tuvieron dificultades en utilizar la muestra mientras 30,8% presentaron dificultades. Entre las dificultades mencionadas por los alumnos, 33,7% tuvieron problemas relacionados a la falta de conocimiento gramatical previo necesario para una básica comprensión de la lengua latina y 8,3% tuvieron problemas ligados a la falta de orientación y experiencia en manosear obras lexicográficas. Como consecuencia, las informaciones contenidas en los artículos lexicográficos pasan desapercibidas para el consultante neófito. En relación a tales dificultades, los resultados finales muestran una aceptación de 73,8% de la propuesta por los sujetos, lo que fue evaluado positivamente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
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