Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50564
Tipo: | TCC |
Título : | Análise do desempenho operacional do transporte público interno do Campus do Pici |
Título en inglés: | Analysis of operational performance of internal public transport of Pici Campus |
Autor : | Nibon, Isabel Cristina |
Tutor: | Castro Neto, Manoel Mendonça de |
Palabras clave : | Transporte Público;Campus do Pici;Microssimulação |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | NIBON, Isabel Cristina. Análise do desempenho operacional do transporte público interno do Campus do Pici. 2019. 62 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho diz respeito à análise do desempenho operacional do transporte público interno do Campus do Pici com o auxílio de ferramentas de microssimulação de tráfego. Muitos estudantes relataram insatisfações com o uso desse modo de transporte, e a distância entre as entradas do campus e salas de aula são grandes, o que dificulta a realização do trajeto apé. Uma revisão da literatura foi importante, porque auxiliou na identificação de algumas características inerentes ao transporte público em geral, como medidas de desempenho normalmente avaliadas nesse modo. Utilizou-se o métodode planejamento dividido em quatro etapas: identificação da problemática, caracterização da problemática, diagnóstico da problemática e avaliação de alternativas com o uso do VISSIM, softwarede microssimulação. Os resultados tiveraminício com a contextualização da área estudada e com a montagem da árvore de problemas relatados por usuários. Em seguida, elegeram se parâmetros de avaliação de ônibus, com o objetivo de se definir indicadores para o estudo. Após a coleta de dados em campo e a escolha dos problemas a serem atacados, propuseram-se cenários de melhoria. O atraso médio, o headway, o tempo de viagem e os custos foram fatores importantes na escolha da alternativa mais viável. Com o VISSIM, foi possível escolher o melhor cenário entre o atual, o com mudança na frota e o com mudança de rota. |
Abstract: | This sheet is about the analysis of the operational performance of the PiciCampus internal public transport with the use of traffic microsimulation tools. Many students are not satisfied with the use of this mode of transportation, and the distance between campus entrances and classrooms is large, which makes walking tough. A literature review was important because it helpedto identify some characteristics inherent to public transport in general, such as performance measures normally evaluated in this mode. The planning method was divided into four stages: problem identification, problem characterization, problem diagnosis and evaluation of alternatives with the use of VISSIM, microsimulation software. The results startedwith the contextualization of the studied areaand the composition ofthetree, with problems reported by users. Then, bus evaluation parameters werechosen, with the purpose of defining indicators for the study. After field data collection and choice of problems to betackled, improvement scenarios were proposed. Average delay, headway, travel time and costs were all important factors in choosing the most viable alternative. With VISSIM, it waspossible to choose the best scenario from the current one, the one with fleet change and the one with change of route. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50564 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_icncarvalho.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.