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Type: TCC
Title: Previsão de demanda: proposta de um modelo prático
Authors: Lopes, Paulo Arthur Orsoline
Advisor: Nunes, Fernando Ribeiro de Melo
Keywords: Engenharia de produção;Previsão de demanda;Planejamento da produção;Kitchen appliances;Sales forecasting
Issue Date: 2008
Citation: LOPES, P. A. O. Previsão de demanda: proposta de um modelo prático. 2008. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo geral deste trabalho foi propor um modelo para previsão de demanda indicado para quaisquer produtos, tomando por base a indústria de eletrodomésticos na chamada "linha branca", no intuito de reduzir os erros de previsões e facilitar a tarefa do pessoal envolvido nas previsões. Foi feita uma revisão bibliográfica onde se apresentam as principais ferramentas e conceitos relacionados A gestão e previsão de demanda. Em seguida, foram apresentadas as características da indústria de eletrodomésticos operando na "linha branca" para se propor um modelo para previsão de demandas baseado no ciclo PDCA, contendo oito etapas: aspectos quantitativos, aspectos qualitativos, registro das hipóteses, previsão final, demanda real, registro dos fatos relevantes, monitoramento e medição do erro, e revisão das hipóteses. 0 modelo proposto teve seu uso simulado na empresa que serviu para o estudo de caso apresentando resultados satisfatórios, devido A simplicidade, clareza e potencial de melhoria demonstrados.
Abstract: The objective of this paper was to propose a model of sales forecasting to any kind of product, basing the studies on the kitchen appliances industry, with the purpose of reducing errors and making easier the job of forecasting. It was proceeded a theoretical research on the main concepts and tools on the management of sales forecasting. As a sequence it was presented the main characteristics of the kitchen appliances industry in order to propose a forecasting model based on the PDCA cycle, having eight steps: quantitative aspects, qualitative aspects, hypothesis registration, final forecasting, real sales, registration of relevant facts, monitoring and errors measurement, and hypothesis revision. The model proposed had its use simulated in the company used as case study, presenting satisfactory results due to its simplicity, clearness and potential of improvements demonstrated.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50402
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