Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50384
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apresentação
Autor(es): Costa, Nelson Barros da
Palavras-chave: Estudos do discurso;Teoria da Enunciação;Leitura crítica;Mídia cotidiana
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: COSTA, Nelson Barros da . Apresentação.Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. esp., p. 6-9, jan./jul. 2012.
Resumo: Este número especial da Revista Entrepalavras é dedicado aos estudos do discurso em suas variadas vertentes. Ele se justifica em virtude da grande quantidade de trabalhos nessa abordagem que a revista recebeu e, por sua qualidade, acolheu para esta edição. O fato de a maioria ter sido escrita por graduados e graduandos de várias instituições de ensino do país sinaliza não apenas o considerável crescimento desses estudos no Brasil, mas o enraizamento dessa perspectiva no modo de pensar a linguagem na comunidade científica brasileira. São 12 trabalhos (11 artigos e uma resenha), em que é notória a pluralidade de temas, conceitos e pontos de vista. A revista abre com o artigo “Processo de geração de veridicção em um discurso persuasivo da mídia cotidiana: elementos para uma leitura crítica”, onde Maria Angélica Lauretti Carneiro analisa elementos enunciativo-discursivos que constroem posições subjetivas em uma manchete e em uma foto de notícia presentes no jornal “O Estado de S. Paulo”. A autora lança mão das noções de persuasão, conforme o viés da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca, e de implícito, da teoria da enunciação de Ducrot. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50384
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_nbcosta.pdf81,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.