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Tipo: TCC
Título: Classificação automática de facetas de usabilidade e experiência de usuário em postagens relacionadas ao uso.
Autor(es): Santos, Marcos Paulo Maia dos
Orientador: Arruda, Alexandre Matos
Coorientador: Mendes, Marília Soares
Palavras-chave: Postagens relacionadas ao uso;Usabilidade e experiência do usuário;Machine learning;Deep learning;Classificação textual
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Marcos Paulo Maia dos. Classificação automática de facetas de usabilidade e experiência de usuário em postagens relacionadas ao uso. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018.
Resumo: Os feedbacks dos usuários são muito importantes em Interação Humano-Computador, para termos conhecimento sobre a Usabilidade e Experiência do Usuário (UUX) de um sistema. Recentemente, narrativas na forma de texto, expressas espontaneamente em sistemas sociais, lojas de aplicativos ou sites de revisões de produtos, denominadas Postagens Relacionadas ao Uso (PRU), têm se mostrado uma fonte valiosa de informações sobre a qualidade de uso. Identificar as metas de UUX (eg. satisfação, eficiência) em texto é, em essência, um problema de classificação em categorias, e tem sido realizada principalmente de forma manual. Tal tipo de tarefa é um dos muitos cujo estado-da-arte foi superado atualmente por uma classe de técnicas de aprendizado de máquina chamada Deep Learning. Este trabalho visa aplicar tais técnicas do estado-da-arte, além de técnicas mais tradicionais de aprendizado, para classificar metas de UUX em PRUs.
Abstract: Users‘ feedbacks are very important in Human-Computer Interaction, for we to have knowledge regarding to a system’s Usability and User Experience (UUX). Recently, narratives in the form of text, expressed spontaneously in social systems, app stores or review sites, named Postings Related to Use (PRU), has been showed themselves as precious sources of information about the quality of use. Identifying UUX facets (eg. satisfaction, efficiency) in text is, in essence, a problem of classification into categories, and that has been mainly held in a manual way. Such kind of task is one of the many whose state-of-the-art has been currently overcamed by a class of machine learning techniques called Deep Learning. This research aims to apply these state-of-the-art algorithms, besides more traditional learning techniques, in order to classify UUX goals on PRUs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50325
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