Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArruda, Alexandre Matos-
dc.contributor.authorSantos, Marcos Paulo Maia dos-
dc.date.accessioned2020-02-27T12:45:54Z-
dc.date.available2020-02-27T12:45:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcos Paulo Maia dos. Classificação automática de facetas de usabilidade e experiência de usuário em postagens relacionadas ao uso. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50325-
dc.description.abstractUsers‘ feedbacks are very important in Human-Computer Interaction, for we to have knowledge regarding to a system’s Usability and User Experience (UUX). Recently, narratives in the form of text, expressed spontaneously in social systems, app stores or review sites, named Postings Related to Use (PRU), has been showed themselves as precious sources of information about the quality of use. Identifying UUX facets (eg. satisfaction, efficiency) in text is, in essence, a problem of classification into categories, and that has been mainly held in a manual way. Such kind of task is one of the many whose state-of-the-art has been currently overcamed by a class of machine learning techniques called Deep Learning. This research aims to apply these state-of-the-art algorithms, besides more traditional learning techniques, in order to classify UUX goals on PRUs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPostagens relacionadas ao usopt_BR
dc.subjectUsabilidade e experiência do usuáriopt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectDeep learningpt_BR
dc.subjectClassificação textualpt_BR
dc.titleClassificação automática de facetas de usabilidade e experiência de usuário em postagens relacionadas ao uso.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorMendes, Marília Soares-
dc.description.abstract-ptbrOs feedbacks dos usuários são muito importantes em Interação Humano-Computador, para termos conhecimento sobre a Usabilidade e Experiência do Usuário (UUX) de um sistema. Recentemente, narrativas na forma de texto, expressas espontaneamente em sistemas sociais, lojas de aplicativos ou sites de revisões de produtos, denominadas Postagens Relacionadas ao Uso (PRU), têm se mostrado uma fonte valiosa de informações sobre a qualidade de uso. Identificar as metas de UUX (eg. satisfação, eficiência) em texto é, em essência, um problema de classificação em categorias, e tem sido realizada principalmente de forma manual. Tal tipo de tarefa é um dos muitos cujo estado-da-arte foi superado atualmente por uma classe de técnicas de aprendizado de máquina chamada Deep Learning. Este trabalho visa aplicar tais técnicas do estado-da-arte, além de técnicas mais tradicionais de aprendizado, para classificar metas de UUX em PRUs.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_mpmsantos.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.