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Tipo: TCC
Título : Educação a distância: uma perspectiva de alunos da mobilidade semipresencial da Universidade Federal do Ceará no polo de Camocim -CE
Autor : Fontenele, Darlyfrance Xavier
Tutor: Oliveira, Eliete Meireles
Palabras clave : Educação;Ensino a distância - Perspectiva;Ensino a distância - Avaliação
Fecha de publicación : 2014
Citación : FONTENELE, Darlyfrance Xavier. Educação a distância: uma perspectiva de alunos da mobilidade semipresencial da Universidade Federal do Ceará no polo de Camocim -CE). 2014. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Camocim, 2014.
Resumen en portugués brasileño: A Educação à Distância está se apresentando à sociedade como o viés da educação que possibilitará a universalização do Ensino Superior. Consegue a um só tempo aproximar conhecimento e qualificação às necessidades de alunos com falta de tempo e dificuldades em se fazer presentes às salas de aula. Utiliza-se das tecnologias de informação e comunicação - TICs - como forma de intermediar e minimizar a separação física e temporal entre aluno e professor. O objetivo principal deste artigo é apurar o processo de ensino-aprendizagem dos cursos na modalidade semipresencial, ofertados pela Universidade Federal do Ceará, no Polo Camocim. Através de pesquisa bibliográfica e de campo, feita por meio de entrevistas semiestruturadas, inquirindo os discentes sobre a qualidade do ensino, do processo, suas motivações, vantagens e desvantagens. Para tal, foram abordados os conceitos de educação, educação à distância, tecnologias de informação e comunicação, suas relações e breve histórico, à luz de autores como Almeida, Rosini, Chaves, Volpato, Soprano, Bottan et al. Os resultados da pesquisa apontam para uma educação inclusiva, que abriu as portas aos excluídos da modalidade convencional do ensino superior. Constatou-se que os alunos consideram os cursos de boa qualidade e capazes de suprir seus anseios e expectativas. Por fim, é possível concluir que tal modalidade expande as oportunidades de protagonismo dos alunos no aprendizado e de organização e disciplina como forma de lidar com prazos exíguos.
Abstract: The Distance Education is presenting itself as the tendency of education in society which will enable the universalization of higher education. It can simultaneously bring knowledge and skills to the needs of students like lack of time and difficulties in being present in the classroom. It was used information and communication technologies - ICTs - as a way to mediate and minimize physical and temporal separation between student and teacher. The main objective of this paper is to determine the process of teaching - learning in a modality of open education courses, that is offered by the Federal University of Ceará, Polo Camocim. It was made a bibliographical and field research, through semi-structured interviews, it was asked to students about the quality of teaching, the process, their motivations, advantages and disadvantages. To this end, the concepts of education, distance education, information and communication technologies and their relationships, brief history, in the light of authors such as Adams, Rosini, Keys, Volpato, Soprano, Bottan et al were addressed. The survey results point to an inclusive education, which opened the doors to those excluded from conventional mode of higher education. It was found that students consider that the courses have good quality and they are able to meet their desires and expectations. Finally, we conclude that this modality expands opportunities for active participation of students in learning and organization and discipline as a way of dealing with tight deadlines.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50303
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (EaD) - Monografia

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