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Tipo: TCC
Título: Eye-tracking and subtitle reading: a systematic review
Título em inglês: Eye-tracking and subtitle reading: a systematic review
Autor(es): Mota, Iakob Lourenço
Orientador: Silva, Diana Costa Fortier
Palavras-chave: Rastreamento Ocular;Esforço Cognitivo;Medidas
Data do documento: 2019
Citação: MOTA, Iakob Lourenço. Eye-tracking and subtitle reading: a systematic review. 2019. 34f. –TCC ( Artigo)- Universidade Federal do Ceará, Curso de Letras, Língua Inglesa e suas Literaturas. Curso de Graduação em Letras Inglês, Fortaleza(CE), 2019.
Resumo: Assistir a material legendado tem sido repetidamente sugerido como uma boa fonte de aquisição de segunda língua (ASL). Com o uso de metodologias baseadas em rastreamento ocular, muitos estudos observaram esse fenômeno e documentaram a eficácia e as desvantagens do uso de materiais legendados em ASL. Por isso, é importante sistematizar esses achados para poder visualizar o que pesquisas anteriores descobriram, onde estamos e possíveis futuros esforços de pesquisa. Neste contexto, esta revisão sistemática tem como objetivo revisar e analisar estudos recentes sobre a leitura de legendas com base em metodologias de rastreamento ocular. É demostrado o início dessa tecnologia e como ela opera, as medidas usadas nos estudos e o que elas revelam em termos de processamento cognitivo enquanto engajadas na atividade de assistir vídeos a partir de uma perspectiva da Teoria da Carga Cognitiva (TCC). Os resultados mostram que, apesar de indicar a possibilidade inerente de usar padrões para medidas de rastreamento ocular, os estudos variam consideravelmente e às vezes falta clareza quanto à sua replicação total. Com relação à TCC, ainda pode ser cedo para obter respostas robustas considerando os resultados relatados nos estudos revisados, especialmente considerando a variabilidade da natureza dos estudos incluídos. Os resultados desta pesquisa trazem a necessidade da padronização em estudos de rastreamento ocular, ao mesmo tempo em que incentivam o campo a conduzir mais pesquisas, para que possamos contar com um método mais abrangente e claro de medir todas as facetas envolvidas em tarefas de visualização de vídeos legendados e metodologias baseadas em rastreamento ocular no futuro.
Abstract: Watching subtitled material has been repeatedly suggested to be a good source of Second Language Acquisition (SLA). With the use of eye-tracking based methodologies, many studies have observed this phenomenon and have documented the effectives and drawbacks of using subtitled materials in SLA. Hence, it is important to systematize these findings in order to be able to visualize what past research has found, where we stand, and possible future research endeavors. In this context, this systematic review is aimed at reviewing and analyzing recent studies on the reading of subtitles based on eye-tracking methodologies. It illustrates the beginnings of this technology and how it operates, the measures used in the studies, and what they reveal in terms of one’s cognitive processing while engaged in video watching activity from a Cognitive Load Theory (CLT) perspective. The results show that, despite indicating the inherent possibility to use standards for eye-tracking measures, the studies vary considerably and sometimes lack clarity as to their full replicability. Concerning CLT, it might still be early to come up with robust answers considering the results reported in the reviewed studies, especially considering the variability of the nature of the studies herein included. The outcomes from this research bring about the need for the standardization in eye-tracking studies while encouraging the field to conduct more research so that we can count on a more comprehensive and clear method of measuring all facets involved in subtitled video watching tasks and eye-tracking based methodologies in the future.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50299
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