Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50283
Tipo: TCC
Título : A utilização das mídias digitais nos laboratórios de informática educativa (LIE) pelos professores da rede municipal de Fortaleza.
Autor : Lopes, Afonso Filho Nunes
Tutor: Rocha, Aline Maria Matos
Palabras clave : Tecnologias digitais no ensino;Laboratórios de informática educativa;Formação continuada
Fecha de publicación : 2014
Citación : LOPES, Afonso Filho Nunes. A utilização das mídias digitais nos laboratórios de informática educativa (LIE) pelos professores da rede municipal de Fortaleza. 2014. 46 f. Monografia (Bacharelado em Gestão Pública) Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ce. 2014.
Resumen en portugués brasileño: de sala de aula convencional nos laboratórios de informática educativa (LIES) nas escolas municipais de Fortaleza. Os demais objetivos são verificar a situação atual desses laboratórios e identificar estratégias didáticas que possam dar um suporte eficiente para os professores usá-los. Com a inserção das mídias digitais nas escolas públicas, nasce um novo formato de aulas e este carece de estudos que verifiquem a apropriação das novas tecnologias e metodologias de ensino por parte dos professores. Para tanto, realizou-se um pesquisa de campo, por meio de visita a três escolas municipais de Fortaleza. Participaram como informantes da pesquisa, o total de cinquenta professores, lotados nas escolas visitadas. Foram aplicados questionários e entrevistas aos docentes, objetivando conhecer o perfil do professor que utiliza as mídias digitais como suporte pedagógico em suas aulas. Conclui-se que, as novas tecnologias de informação e comunicação (TICS) dentro do contexto escolar, quebram paradigmas pedagógicos estimulando os docentes a aprender e dominar os atuais recursos tecnológicos disponíveis nos laboratórios de informática educativa, pois quando utilizados de forma conjunta com os objetivos e conteúdos didáticos definidos em seus planejamentos favorecem de forma consistente a aprendizagem dos alunos, objetivo maior da profissão.
Abstract: This report has the purpose to analyze the use of digital medias by teachers in conventional classroom in the educational computer labs in municipal schools from Fortaleza. The others objectives are to verify the current situation of this labs is to identify didactic strategies which can give the efficient support for teachers use it. The insertion of digital medias in the public schools, it creates a new perspective of lessons, but it needs more researches that verify the appropriation of didatic technology and methodology used by teachers. Therefore, it was realized a field research in three municipal schools in Fortaleza. In this research, fifty teachers who worked in the schools that was visited took part of the inquiry. It was applied questionnaires and interview to the teachers with the purpose to know the profile of them who use digital media as a pedagogical support in their classes. It was concluded that the new information technologies and communication (TICS) in the scholar context, it breaks pedagogical paradigms stimulating the teachers the currents technological resources available on the education computer labs because when used jointly with the objectives and contents defined in its planning consistent favor the learning of students, the main purpose of the profession.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50283
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (EaD) - Monografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_afnlopes.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.