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dc.contributor.advisorCorrêa, Denise Maria Moreira Chagas-
dc.contributor.authorEstevam, Diêgo Yslan Almeida-
dc.date.accessioned2020-02-21T14:41:28Z-
dc.date.available2020-02-21T14:41:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationESTEVAM, Diêgo Yslan Almeida. Eficiência relativa das universidades federais brasileiras. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50267-
dc.description.abstractAccording to the principle of efficiency applied to public administration, provided for in art. 37 of the Magna Carta, the Brazilian Federal universities should get their management efficiency, which means the achievement of better results, with the smallest effort. Under This approach, the efficiency of public higher education, aims at the quality of education for the production of skilled labor for the market. In this context, the general objective of this work was to evaluate the relative efficiency of the Brazilian Federal universities, in that concerning the performance of management indicators of TCU, contained in the report of Management, through the Data Envelopment Analysis (DEA). As to the objectives and approach to the problem, the study was descriptive and quantitative, respectively. The model DEA was the BCC, with focus on outputs. The results revealed that among the 59 universities in the sample, 23.73%, that reached the border efficiency and 76.27% inefficient. Among the 14 efficient, only 11 have been benchmark for other universities, highlighting the UFCG, which was reference to 25 universities, followed by the UnB and UFRJ, which were reference to 22 universities, each. Among the factors with greatest potential for improving the efficiency, the ‘RUF’ Note, with 39.81% increase, followed by ‘graduation Success rate’, with 22.29 percent increase, and, thirdly, the index ‘CAPES/MEC’, the graduate, with increase of 17.78%, for the range of efficiency of universities as a whole.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicas - Medição de desempenhopt_BR
dc.subjectBrasil Indicadores de Gestão - Educação (Superior)pt_BR
dc.subjectAnálise de envoltória de dadospt_BR
dc.titleEficiência relativa das universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsoante o princípio da eficiência aplicado à administração pública, previsto no art. 37 da Carta Magna, as universidades federais brasileiras devem buscar a eficiência de suas gestões, o que pressupõe o alcance dos melhores resultados, com os menores esforços possíveis. Sob este enfoque, a eficiência do ensino superior público, tem em vista a qualidade do ensino para a produção de mão de obra qualificada para o mercado. Neste contexto, o objetivo geral do trabalho foi avaliar a eficiência relativa das universidades federais brasileiras, no que concerne ao desempenho dos indicadores de gestão do TCU, constantes do Relatório de Gestão, por meio da Análise Envoltória dos Dados (DEA). Quanto aos objetivos e à abordagem do problema, o estudo foi descritivo e quantitativo, respectivamente. O modelo DEA foi o BCC, com foco nos outputs. Os resultados revelaram que, entre as 59 universidades da amostra, que 23,73%, alcançaram a fronteira da eficiência e 76,27% foram ineficientes. Entre as 14 eficientes, apenas 11 foram benchmark para outras universidades, com destaque para a UFCG, que foi referência para 25 universidades, seguida da UnB e da UFRJ, que foram referência para 22 universidades, cada uma. Entre os fatores com maior potencial de melhoria da eficiência, destacou-se a ‘Nota RUF’, com aumento de 39,81%, seguida da ‘Taxa de Sucesso da Graduação’, com aumento de 22,29%, e, em terceiro lugar, o índice ‘CAPES/MEC’, da Pós-Graduação, com aumento de 17,78%, para o alcance da eficiência das universidades como um todo.pt_BR
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