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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da eficácia do Programa de Iniciação Acadêmica da Universidade Federal do Ceará: permanência, desempenho e êxito estudantil
Autor(es): Duarte, Emivânia Viana Bezerra
Orientador: Alexandre, João Welliandre Carneiro
Palavras-chave: Bolsa de iniciação acadêmica;Políticas públicas;Avaliação
Data do documento: 2020
Citação: DUARTE, Emivânia Viana Bezerra. Avaliação da eficácia do Programa de Iniciação Acadêmica da Universidade Federal do Ceará: permanência, desempenho e êxito estudantil. 2020. 120f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: O Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC), financiado pelo Programa Nacional de Assistência ao Estudante (PNAES), tem como objetivo principal executar ações de apoio a estudantes de graduação que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada, de forma que contribua para a sua permanência na instituição, seu bom desempenho acadêmico e conclusão, em tempo hábil, dos respectivos cursos. O aludido Programa oferta aos estudantes da Instituição alguns benefícios, dentre os quais se destaca a Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), voltada especialmente para alunos dos semestres iniciais, objetivando proporcionar condições financeiras para sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório. Atualmente, oferta anualmente 1.500 bolsas, beneficiando os estudantes de todos os campi da instituição. Em face da importância da avaliação das políticas públicas educacionais e da necessidade de constatar a eficiência da aplicação dos recursos públicos, esta pesquisa tem como objetivo geral: avaliar a eficácia do programa BIA da Universidade Federal do Ceará quanto à consecução dos seus objetivos de garantia da permanência, conclusão do curso em tempo padrão e o desempenho acadêmico dos alunos beneficiados por esta bolsa de assistência estudantil. Para a realização da pesquisa, tipificada como exploratória e descritiva, utilizou-se o questionário estruturado aplicado junto aos estudantes beneficiados pelo referido programa, no período de 2013 a 2017. A coleta dos dados deu-se de forma online, tendo-se enviado 3862 questionários, extraindo-se daí a amostra de 579 participantes. Ademais, foram utilizados dados obtidos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da instituição. Os resultados evidenciam a influência do recebimento da bolsa nos índices de permanência, desempenho acadêmico e conclusão do curso dos alunos beneficiados. Conclui-se que Programa BIA cumpre os objetivos a que se propõe, contribuindo de forma direta para a redução da evasão na UFC, para o desempenho acadêmico satisfatório e o êxito estudantil dos bolsistas beneficiados pela política pública educacional. Tal constatação ratifica a importância da continuidade dos investimentos na assistência ao estudante do ensino superior brasileiro viabilizados pelo PNAES.
Abstract: The Federal University of Ceará's Student Assistance Program has as its main objective the execution of support actions towards undergraduate students that present proven socioeconomic vulnerability, in a manner that contribute to their permanence in the institution, to their academic performance and to a timely conclusion of their respective courses. The aforementioned program offers students of the institution some benefits - among which the Academic Initiation Scholarship, Bolsa de Iniciação Acadêmica(BIA), stands out - aimed specifically at students of the initial semesters, it has as objective providing financial conditions in order to ensure their permanence and satisfactory academic performance. Currently, it offers 1.500 scholarships annually, benefiting the students from all the institution’s campuses. Given the importance of the evaluation of public educational policies and the necessity to verify the application of public resources’ efficiency, this research has as a general objective: to evaluate the effectiveness of the Federal University of Ceará’s BIA program regarding the achievement of its objectives to ensure permanency, course conclusion in standard time and academic performance of the students benefited by this student assistance grant. To carry out the research, typified as exploratory and descriptive, a structured questionnaire was applied to the referred program’s students, in the period of 2013 to 2017. The data was collected on-line, having sent 3862 questionnaires, extracting from those the sample of 579 participants. In addition, data from the institution’s Academic Activities Management Integrated System, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), The results show the influence that being awarded with the scholarship have on the permanence rates, academic performance and course completion rates of the benefited students. It is concluded that the BIA program fulfills the objectives it proposes to, contributing directly to the reduction of evasion at Federal University of Ceará, to the satisfactory academic performance and to the course conclusion of students benefited by the public educational policy. This ratifies the importance of the continued investments in the assistance of Brazilian higher education students made possible by PNAES.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50253
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