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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Isabelle Braz Peixoto da-
dc.contributor.authorPereira, Franderlan Campos-
dc.date.accessioned2020-02-21T10:49:15Z-
dc.date.available2020-02-21T10:49:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEREIRA, Franderlan Campos. O cajueiro do saber educação, luta pela terra e espiritualidade no campo experimental do território da libertação Almofala – Itarema – Ceará. 2019. 180f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Centro de Humanidades, Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia Social, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50247-
dc.description.abstractIt presents a political context about the social relations developed in a Popular Education School in Campo, with an intersection between a historical identity of Fight for the Earth and Ecology. An ethnographic interpretation of the relationship of a concatenate of settlements that cultivate a spirituality reveals the relationship with the local nature, represented by the affirmation of ties with the cashew roots, symbolically represented by the Cashew Tree of Knowledge and a devotion to the Santa da Luta for Earth, Our Lady of Liberation. Devotion that brings together a common cosmogony allied to life forms in a territory, the Liberation Territory. This devotion is combined with an affirmation of Tremembé indigenous ancestry and a reference of freedom, in view of the innumerable cultural reinventions in dialogue with the purpose of building a popular sovereignty.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEcologia;pt_BR
dc.titleO cajueiro do saber educação, luta pela terra e espiritualidade no campo experimental do território da libertação Almofala – Itarema – Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação apresenta um contexto político acerca das relações sociais desenvolvidas em uma experiência de Educação Popular do Campo, com uma interseção entre uma identidade histórica de Luta pela Terra e Ecologia. Aqui desenvolvo uma interpretação etnográfica sobre a relação de um concatenado de povoados que cultivam uma espiritualidade em torno das relações com a natureza local, representada pela afirmação de vínculo com as raízes dos cajueiros, simbolicamente representadas pelo Cajueiro do Saber e por uma devoção à Santa da Luta pela Terra, Nossa Senhora da Libertação. Essa devoção congrega uma cosmogonia em comum aliada às formas de vida em um território, o Território da Libertação, além de se aliar a uma afirmação de ancestralidade indígena Tremembé e a um referencial de liberdade, diante das inúmeras reinvenções culturais em diálogo com o propósito de construção de uma soberania popularpt_BR
Aparece nas coleções:PAPGA - Dissertações defendidas na UFC

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