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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50205
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Rousseau: indivíduo, república e educação |
Title in English: | Rousseau: individual, republic and education |
Authors: | Silva, Antônio Cesar Ferreira da |
Keywords: | República;Indivíduo;Educação;Rousseau, Jean-Jacques (1712-1778) |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Dialectus |
Citation: | SILVA, Antônio Cesar Ferreira da. Rousseau: indivíduo, república e educação. Revista Dialectus, Fortaleza (CE), ano 8, n. 15, p. 36-53, ago./dez. 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Ao se focalizar o homem, é inevitável tocar na questão de sua formação e da educação, questões que fazem parte da tradição filosófica iniciada por Platão em sua obra A República. Tradição que também é mantida por Rousseau em suas obras. A ênfase que se dá ao assunto gira em torno da adaptação do homem a um determinado contexto, sobretudo ao contexto de uma República, o que pode ser definido a partir de uma pergunta: que processo formativo seria adequado à formação do homem para que ele pudesse se realizar neste contexto? A partir desta pergunta, o presente trabalho buscou discutir a importância da formação como mecanismo para preservar a constituição do indivíduo, a qual possibilite a este a construção de sua própria realização. O caminho metodológico foi percorrido através da análise de duas obras de Rousseau, são elas Emílio ou Da educação e Do contrato social. No Emílio, o filósofo de Genebra aponta para um indivíduo que tem a possibilidade de superar a perspectiva de dependência marcada pela vida em sociedade. Desta forma, se procura apresentar o quão importante é a formação do indivíduo para que ele possa garantir a manutenção e a construção de uma estrutura social, de uma república, que lhe possibilite a sua realização. A estrutura social só poderá se sustentar com a atuação de indivíduos que tenham a si próprios. Isto significa que durante o processo formativo a constituição do indivíduo deve ser assegurada. Só tem a posse de si, quem tem sua constituição mantida por um rigoroso processo formativo. Assim, na medida em que os indivíduos são formados para assumirem uma postura de não dependência, os mesmos terão condições de construírem uma república, cuja dinâmica irá fortalecer a realização de todos os seus membros. |
Abstract: | When focusing on man, it is inevitable to adress the issue of education, an effort that is part of the philosophical tradition initiated by Plato in his work The Republic. Tradition that is also maintained by Rousseau in his works. The emphasis on the subject is related to the adjustment of man to a particular context, especially the context of a Republic, which can be defined from this question: what formative process would be appropriate for the formation of man so that he could fulfill himself in this context? From this question, the present work aimed to discuss the importance of education as a mechanism to preserve the constitution of the individual, which enables the latter to construct its own realization. The methodological path included the analysis of two works of Rousseau, Emilio and Social Contract. In Emilio, the philosopher of Geneva points to an individual who has the possibility of overcoming the perspective of dependence marked by life in society. In this way, one tries to present how important the formation of the individual is so that he can guarantee the maintenance and the construction of a social structure, of a republic, that enables him to realize it. The social structure can only be sustained by the performance of individuals who have themselves. This means that during the formative process the constitution of the individual must be ensured. It only has the possession of itself, who has its constitution maintained by a rigorous formative process. Thus, to the extent that individuals are formed to assume a non dependency posture, they will be able to build a republic whose dynamics will strengthen the achievement of all its members. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50205 |
ISSN: | 2317-2010 |
Appears in Collections: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
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