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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50196
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sistematização da aplicação da linha de balanço em obras roviárias planejadas que utilizaram diferentes técnicas de programação de execução |
Autor(es): | Mota, Ítalo Ponte Der Hovannessian |
Orientador: | Nobre Júnior, Ernesto Ferreira |
Palavras-chave: | Transportes;Planejamento rodoviário;Rodovias - Custos;Nivelamento de recursos (Administração);Line of balance;Highway construction |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | MOTA, I. P. Der H. Sistematização da aplicação da linha de balanço em obras roviárias planejadas que utilizaram diferentes técnicas de programação de execução. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | Nas construções de rodovias, assim como em outras obras, o planejamento adequado é a base prioritária para uma execução com baixo custo, menor impacto ambiental e redução no tempo de execução. As obras rodoviárias sejam elas concessões ou rodovias estaduais ou federais, são licitadas e o baixo custo estabelecido pelos órgãos para a execução, obrigam as empreiteiras a elaborarem um planejamento estratégico minucioso para cada trecho da obra. O planejamento visa reduzir os prazos e os custos diretos e indiretos da obra, utilizando todos os recursos disponíveis para executar serviços em diversas frentes, reduzindo o tempo de execução e a ociosidade dos equipamentos. Nesse cenário de alta competitividade, as empresas que melhor se planejarem, consequentemente terão condições melhores de reduzir preços, obtendo assim uma maior vantagem em concorrências públicas. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo sistematizar a aplicação da técnica Linha de Balanço ao planejamento de longo prazo de obras rodoviárias. A sistemática de programação foi aplicada a dois estudos de casos utilizando dados de planejamento elaborados para a participação em concorrências, estes fornecidos por duas grandes empresas que atuam fortemente no setor de infraestrutura do país. Ao comparar o tempo total de duração do planejamento original com a sua reprogramação utilizando a sistemática, foi obtido para o estudo de caso da empresa “A” uma redução de 12,83% de dias de execução, equivalente a 69 dias e para o estudo de caso da empresa “B” um acréscimo de 0,26% de dias de execução, o que equivale a dois dias. Aplicando essa sistemática a programação de obras rodoviárias, os planejadores têm a oportunidade identificar pequenas discrepâncias no planejamento, onde outras técnicas não permitem, assim elaborando programações mais eficientes. |
Abstract: | In the highway constructions, as well as in other works, the appropriate planning is the priority basis for a low-cost execution, lower environmental impact and reduction at run time. Road works are either state or federal highway concessions, are bidded and the low cost established by the organs for execution, oblige the contractor to elaborate a thorough strategic planning for each piece of work. Planning aims to reduce the deadlines and direct and indirect costs of the work, using all available resources to perform services on several fronts, reducing the runtime and idleness of the equipment. In this high-competitiveness scenario, companies that better plan themselves will therefore have better conditions to reduce prices, thereby obtaining a greater advantage in public competition. Thus, the present work aims to systematize the application of the technique balance line to long-term planning of road works. The systematic programming has been applied to two case studies using planning data elaborated for participation in competition, these provided by two large companies that operate heavily in the country's infrastructure sector. When comparing the total lifetime of the original planning with its reprogramming using the systematic, it was obtained for the company case study to a reduction of 12.83% of days of execution, equivalent to 69 days and for the case study of the company B an increase of 0.26% of days of execution, which equals two days. By applying this systematic the scheduling of road works, planners have the opportunity to identify small discrepancies in planning, where other techniques do not allow, thus elaborating more efficient schedules. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50196 |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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