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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50168
Tipo: | Dissertação |
Título : | Valores humanos e jeitinho brasileiro: uma análise da transmissão de pais para filhos |
Título en inglés: | Human values and brazilian way: an analysis of the transmission of parents to children |
Autor : | Sousa, Marília Mendes Moreira de |
Tutor: | Santos, Walberto Silva dos |
Palabras clave : | Jeitinho brasileiro;Relação parental;Transmissão de valores;Valores humanos;Infância |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | SOUSA, Marília Mendes Moreira de. Valores humanos e jeitinho brasileiro: uma análise da transmissão de pais para filhos. 2020. 108f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Pós-graduação em Psicologia, Forttaleza (CE), 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O jeitinho brasileiro é uma forma nacional encontrada para resolver situações aversivas ou dificultosas no cotidiano. Entende-se que o fenômeno pode ser transmitido por meio da socialização de práticas educativas parentais. Há uma carência de estudos sobre o período em que esse comportamento começa a ser desenvolvido e realizado como forma de resolução de problemas. Assim, percebe-se que a transmissão de valores de pais para filhos, além do jeitinho brasileiro, ainda é passível de maiores estudos. O objetivo geral é verificar em que medida as relações parentais influenciam a aprendizagem do jeitinho brasileiro em crianças por meio da transmissão de valores. Para responder, a pesquisa se dividiu em dois estudos, o primeiro consistindo na adaptação de um instrumento de jeitinho brasileiro para o público infantil, e o estudo 2 avaliando o jeitinho brasileiro e a transmissão de valores em crianças e seus genitores observando os níveis de correspondência entre a díade. Contou-se com uma amostra de 131 crianças no estudo 1 e 101 díades no estudo 2. Deste último, 94 foram respondidos pelos pais-crianças, com 77,2% de mães. Os participantes manifestaram e assentimento e consentimento por meio do TCLE. Os instrumentos utilizados para as duas pesquisas foram: o Questionário sobre o jeitinho brasileiro – Versão individual, Questionário de Valores Básicos infantil e adulto, Questionário Biosociodemográfico adulto e infantil e Questionário sobre o jeitinho brasileiro – Versão infantil, criado pela autora. No estudo 1, realizou-se estatísticas descritivas, análise dos componentes principais, análise fatorial dos eixos principais e consistência interna, índice de KMO e o teste de Esfericidade de Bartlett. Para o número de componentes a extrair, utilizou-se critérios de Cattell, Kaiser, Análise Paralela e Hull. Nos resultados, o QJB-INF foi adaptado e validado, sugerindo dois fatores definidos como criatividade e antissocial. No estudo 2, realizou-se estatísticas descritivas, correlação de Pearson, teste de comparação de médias, regressão linear simples e múltipla, além da análise intraclasse de dados. Como resultados, verificou-se o jeitinho brasileiro transmitido mediante socialização parental em que fatores adultos são preditivos das variáveis infantis. Ademais, os valores humanos estão atrelados o jeitinho brasileiro, explicando o construto de criatividade e antissocial em crianças. |
Abstract: | The Brazilian way is a national way found to solve aversive or difficult situations in daily life. It is known that the phenomenon can be transmitted through socialization of parenting educational practices. There is a lack of studies about the period in which this behavior starts to be developed and used as a way to solve problems. Therefore, it is clear that the transmission of values from parents to children, beyond the Brazilian way, is still subject to further studies. The general objective is to verify to what extent the parenting relations influence the learning of the Brazilian way on children through transmission of values. To answer, the research has been divided in two studies, the first being about the adaptation of an instrument of Brazilian way to children, and the second one evaluating the Brazilian way and the transmission of values on children and their providers observing the levels of correspondence between the dyad. There were a sample of 131 children on study 1 and 101 dyads on study 2. Since the last one, 94 have been answered by parents-children, which 77.2% were mothers. The participants expressed their assent and consent through the Informed Consent Form. The instruments used for both researches were: The Questionnaire about the Brazilian way – Individual version, Questionnaire of child and adult Basic Values, infant and adult Biosociodemographic Questionnaire and Questionnaire about the Brazilian way – Infant version, made by the author. On study 1, descriptive statistics were performed analysis of the main components, factor analysis of the main axes, internal consistency, KMO index and the Sphericity test of Barlett. For the number of components to be extracted, Catell, Kaiser, Parallel Analysis and Hull criteria were used. In the results, the QJB-INF was adapted and validated, suggesting two factors defined as creativity and antisocial. In study 2, descriptive statistics were performed Pearson correlation, means comparison test, simple and multiple linear regression, in addition of intraclass data analysis. As result, it was found that the Brazilian way transmitted through parenting socialization in which adult factors are predictive from the children variables. In addition, the human values are tangled to the Brazilian way, explaining the construct of children creativity and antisocial behavior. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50168 |
Aparece en las colecciones: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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