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Tipo: TCC
Título: Gerando valor para empregados: a geração Z percebe o valor proposto?
Autor(es): Pessoa, Isadora Gonçalves
Orientador: Alcantara, Sônia Regina Amorim Soares de
Palavras-chave: Employee Value Proposition (EVP);Proposta de Valor das Organizações;Geração Z;Gestão de Pessoas
Data do documento: 2019
Citação: PESSOA, I. G. Gerando valor para empregados: a geração Z percebe o valor proposto?. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: As organizações vivem uma fase de transformações sem precedentes. A cada dia são adotadas novas tecnologias, derrubando barreiras e abrindo cada vez mais espaço para mudanças. Em paralelo, há o surgimento de uma geração de colaboradores no mundo do trabalho, a chamada Geração Z ou "nativos digitais". Essa geração, vem ditando mudanças e exigindo cada vez mais significados para a sua carreira e o seu trabalho. Nesse contexto, a Gestão de Pessoas busca oferecer um propósito maior do que uma simples remuneração, a chamada Proposta de Valor das Organizações. O estudo a seguir tem como objetivo analisar possíveis interseções entre a percepção das organizações na construção da sua Proposta de Valor para o Empregado e a importância que a Geração Z atribui ao Employee Value Proposition. Dessa forma, a pesquisa realizada para o presente trabalho classifica-se como qualitativa, exploratória e descritiva. A análise e interpretação dos dados foram relacionados com o referencial teórico levantado, visando obter maior qualidade durante o processo. Durante a análise, foi possível identificar a existência de interseções entre a percepção das organizações e da geração z, apesar de ser necessário o maior desenvolvimento da proposta de valor das organizações dentro das suas dimensões. Além disso, ficou evidenciada a discrepância entre o desenvolvimento de determinadas variáveis nas organizações versus o grau de importância dado pela geração Z para as mesmas Em um contexto futuro, o presente estudo poderá ser utilizado como base para novas pesquisas, assim como um material comparativo para diferentes épocas no que tange a proposta de valor das empresas aplicada a essa geração. Por fim, foram identificadas oportunidades de ampliação do estudo, mesmo com a limitação do material bibliográfico, devido a sua relevância e ao contexto atual que está inserido.
Abstract: Organizations are undergoing an unprecedented phase of transformation. Every day new technologies are adopted, breaking down barriers and opening more and more room for change. In parallel, there is the emergence of a generation of employees in the world of work, called the Generation Z or "digital natives". This generation has been dictating change and demanding more and more meanings for your career and work. In this context, Human Resources seeks to offer a purpose greater than just compensation, the so-called Value Proposition of Organizations. The following study aims to analyze possible intersections between the perception of organizations in constructing their Employee Value Proposition and the importance that Generation Z attaches to the Employee Value Proposition. Thus, the research conducted for the present work is classified as qualitative, exploratory and descriptive. Data analysis and interpretation were related to the theoretical framework raised, aiming to obtain higher quality during the process. During the analysis, it was possible to identify the existence of intersections between the perception of organizations and generation z, although it is necessary to further develop the value proposition of organizations within their dimensions. In addition, the discrepancy between the development of certain variables in organizations versus the degree of importance given by generation Z to them was highlighted. In a future context, the present study could be used as a basis for further research, as well as comparative material for different times regarding the value proposition of companies applied to this generation. Finally, opportunities to expand the study were identified, even with the limitation of the bibliographic material, due to its relevance and the current context.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50158
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