Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50138
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A fotografia como experiência de si: álbuns virtuais e imagens íntimas |
Autor(es): | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos Vasconcelos, Larissa Souza |
Palavras-chave: | Fotografia;Álbum;Comunicação |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Ícone |
Citação: | REIS FILHO, Osmar Gonçalves dos; VASCONCELOS, Larissa Souza. A fotografia como experiência de si: álbuns virtuais e imagens íntimas. Ícone v. 15 n.1, ago.2013. |
Resumo: | Num mundo sufocado por imagens de diversas naturezas, o presente artigo se propõe a investigar de que modo a prática de produzir e publicar fotos da vida privada na internet pode transformar o dia-a-dia dos sujeitos, possibilitando a eles uma outra experiência de si e do espaço onde vivem. Trata-se de dar início também à busca por uma estética do cotidiano, de tentar compreender por que, afinal, o banal, o próximo e o comum têm ganhado, cada vez mais, destaque nas produções visuais contemporâneas. Para isso, estabeleceremos um diálogo com o álbum virtual da fotógrafa paraense Tayná Borges, produzido ao longo de dois anos e deletado por ela em 2010. |
Abstract: | In a world smothered by images of various natures, this paper aims to investigate how the practice of producing and publishing photos of privacy can transform the day-to-day life of subjects, enabling them another experience of themselves and the space where they live. It is also to initiate the search for an aesthetics of everyday life, trying to understand why, after all, the banal, the next and the common have won, increasingly prominent in contemporary visual productions. For this, we will establish a dialogue with the virtual album of paraense photographer Tayná Borges produced over two years and deleted by her in 2010. |
Resumen: | En un mundo saturado de imágenes de diversa naturaleza, este trabajo tiene como objetivo investigar cómo la práctica de la producción y publicación de fotos de la vida privada puede transformar el día a día de los individuos, lo que les posibilita otra experiencia de sí mismos y del espacio en que viven. También es iniciar la búsqueda de una estética de la vida cotidiana, tratando de entender por qué, después de todo, lo banal, el próximo y el común han ganado, cada vez más importancia en las producciones visuales contemporáneas. Para ello, vamos a establecer un diálogo con el álbum virtual de la fotógrafa paraense Tayná Borges, producido más de dos años y eliminado por ella misma en 2010. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50138 |
ISSN: | 1516-6082 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_ogreisfilho.pdf | 8,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.