Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50046
Type: | TCC |
Title: | O estresse na vida dos mecânicos e dos pilotos em uma empresa responsável pela manutenção de helicópteros |
Authors: | Sousa, Carlos Mateus Dantas de |
Advisor: | Carneiro, Juliana Vieira Corrêa |
Keywords: | Estresse;Mecânicos;Pilotos;Aviação |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SOUSA, Carlos Mateus Dantas de. O estresse na vida dos mecânicos e dos pilotos em uma empresa responsável pela manutenção de helicópteros. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa tem o intuito de investigar o estresse ocupacional em mecânicos e pilotos em uma empresa responsável pela manutenção de helicópteros. Com o propósito de satisfazer o objetivo geral da pesquisa, foram relacionados cinco objetivos específicos, são eles: detectar as variáveis estressoras existentes nas atividades dos mecânicos e dos pilotos; entender quais as estratégias utilizadas para lidar com o estresse; conhecer o sentimento dos mecânicos e dos pilotos em relação ao trabalho; identificar a concepção dos profissionais aéreos em relação ao trabalho; indicar o nível de estresse e os sintomas dos mecânicos e dos pilotos. Para tal fim foi usado um bloco de perguntas que procurou primeiramente constatar os dados sociodemográficos e socioprofissionais, logo depois procurou constatar as obrigações estressoras, a forma de lidar com o estresse, além de detectar as impressões pessoais e satisfação quanto ao trabalho. Por fim, foram verificados os efeitos na saúde dos mecânicos e dos pilotos através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. Através do estudo executado detectou que 28,57% dos mecânicos e 33,33% dos pilotos encontram-se no estágio de resistência. 71,43% dos mecânicos e 66,67% dos pilotos não se encontram em nenhum estágio do estresse. O convívio com o chefe imediato foi considerada pelos mecânicos como a atividade mais estressantes, em contrapartida essa obrigação foi apontada pelos pilotos como a menos estressante. As estratégias de enfretamento do estresse escolhidas foram a antecipação das consequências negativas e o envolvimento mais intenso nas tarefas, respectivamente mecânicos e pilotos. |
Abstract: | This research aims to investigate occupational stress on mechanics and pilots in a company responsible for helicopter maintenance. In order to satisfy the general objective of the research, five specific objectives were listed, namely: to detect the stressors existing in the mechanics and pilots activities; understand which strategies are used to deal with stress; know the feeling of mechanics and pilots about work; identify the conception of air professionals in relation to work; indicate stress level and symptoms of mechanics and drivers. For this purpose, a block of questions was used that first sought to verify sociodemographic and socioprofessional data, then sought to ascertain stressful obligations, how to deal with stress, and to detect personal impressions and job satisfaction. Finally, the health effects of mechanics and pilots were verified through the Lipp Stress Symptom Inventory. Through the study carried out it found that 28.57% of the mechanics and 33.33% of the pilots are in the resistance stage. 71.43% of mechanics and 66.67% of pilots are not at any stress stage. Living with the immediate boss was considered by mechanics as the most stressful activity, in contrast this obligation was pointed out by the pilots as the least stressful. The stress coping strategies chosen were anticipation of negative consequences and more intense involvement in tasks, respectively mechanics and pilots. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50046 |
Appears in Collections: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_cmdsousa.pdf | 727,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.