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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Validação de manual sobre prevenção do suicídio para universitários: falar é a melhor solução
Título en inglés: Validation of a handbook on suicide prevention among students: talking is the best solution
Autor : Siqueira, Anelys Feitoza
Ferreira, Darlisom Sousa
Monteiro, Wagner Ferreira
Teixeira, Elizabeth
Barbosa, Iury Pedro Bento
Palabras clave : Tecnologia Educacional;Educação em Saúde;Suicídio;Estudos de Validação
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Rev Rene
Citación : SIQUEIRA, Anelys Feitoza et al. Validação de manual sobre prevenção do suicídio para universitários: falar é a melhor solução. Rev Rene, Fortaleza, v. 21, e42241, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: validar o conteúdo e a aparência de um manual sobre prevenção do suicídio para universitários da área da saúde. Métodos: pesquisa metodológica, realizada em duas etapas: validação de conteúdo com 13 juízes especialistas na primeira e validação semântica com 82 universitários da área da saúde na segunda. Foram utilizados dois questionários com escala Likert. A análise quantitativa pautou-se na estatística descritiva para obter o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice de Concordância Semântica. Resultados: o manual foi considerado válido pelos juízes especialistas e pelos universitários, pois obteve o índice de validade de conteúdo de 0,91 e índice de concordância semântica de 0,96. No entanto, passou por uma reestruturação textual e ilustrativa nos aspectos dos objetivos, relevância, estrutura e apresentação. Conclusão: o manual, após a validação, revelou-se um dispositivo adequado para mediar ações educativas e ser distribuído a universitários da área da saúde.
Abstract: Objective: to validate the content and face of a manual on suicide prevention for university students of the health area. Methods: a methodological research involving two steps: content validation with participation of 13 experts; and semantic validation with participation of 82 health students. Two questionnaires with a Likert scale were used. The quantitative analysis was based on descriptive statistics to obtain the Content Validity Index and the Semantic Agreement Index. Results: the manual was considered valid by experts and university students, with a content validity index of 0.91 and semantic agreement index of 0.96. However, the manual underwent a textual and illustrative restructuring in the aspects of objectives, relevance, structure and presentation. Conclusion: after validation, the manual proved to be an appropriate tool for educational actions to be distributed to health university students.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49979
ISSN : 2175-6783 (On line)
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

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