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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49963
Type: | TCC |
Title: | Estado da arte da utilização de baterias em veículos elétricos |
Authors: | Silva, Marcelo Henrique Carvalho e |
Advisor: | Carvalho, Paulo Cesar Marques de |
Co-advisor: | Hiluy Filho, João José |
Keywords: | Baterias;Veículos Elétricos;Sistema Solar Fotovoltaico |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, Marcelo Henrique Carvalho e. Estado da arte da utilização de baterias em veículos elétricos. 2019. 67 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Curso de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As emissões de gases de efeito estufa provenientes dos transportes atingiram 204,1 milhões de toneladas no Brasil em 2016. Em Fortaleza, em torno de 61% da poluição no ar são provenientes da emissão de veículos que utilizam combustíveis fósseis. Uma das principais soluções para reduzir essas emissões está na maior utilização de veículos elétricos. Nesse contexto, a presente monografia faz um estudo acerca das baterias utilizadas nestes veículos, considerando sua utilização, difusão e infraestrutura envolvidas. Inicialmente é mostrado o estado da arte, através do estudo histórico a respeito das baterias já utilizadas para veículos elétricos e das de lítio-íon, levando em conta também a bateria semissólida de lítio-metal, tecnologia promissora. Ademais, são expostos os panoramas internacional, nacional e municipal dos veículos elétricos, destacando-se o mercado e as políticas públicas adotadas para disseminação dessa tecnologia. Em seguida foi feita uma análise comparativa entre as baterias utilizadas atualmente (baterias de lítio-íon, bateria semissólida de lítio-metal e baterias de estado sólido dos tipos sódio-enxofre e cloreto de sódio-níquel), um levantamento de incentivos e investimentos internacional e nacional. Por fim é apresentada proposição de infraestrutura necessária para veículos elétricos aliados a um sistema solar fotovoltaico, segmento onde o Brasil dispõe de grande potencial de exploração. Concluiu-se que a tecnologia da bateria de lítio-íon é a mais adequada para veículos elétricos atualmente, além de que a bateria semissólida de lítio-metal possui grande potencial de competir no mercado a médio/longo prazo. O Brasil está aquém do desejado no setor, porém vem dando mostras de progresso. A proposta de aliar veículos elétricos a um sistema solar fotovoltaico se mostra promissora, pois obteve sucesso em diversas aplicações. |
Abstract: | Greenhouse gas emissions from transport reached 204.1 million tons in Brazil during 2016. In Fortaleza, around 61% of air pollution is from fossil fuel powered vehicles. One of the main solutions to reduce these emissions is the higher use of electric vehicles. In this context, the present monography consists on a study about the batteries used in such vehicles, considering their usage, diffusion and infrastructure involved. Initially, the state-of-art is shown through the timeline analysis of batteries used for electric vehicles, and the lithium-ion ones, also taking into account the promising technology semi-solid lithium-metal battery. In addition, the international, national and local panoramas of electric vehicles are exposed, highlighting the market and the public policies adopted to spread such technology. The study was followed by a comparative analysis between the batteries used nowadays (lithium-ion batteries, semi-solid lithium-metal battery, and sodium-sulfur and sodium-nickel chloride solid-state batteries), a survey of international and national incentives and investments. Finally, a proposal for the necessary infrastructure for electric vehicles combined with a solar photovoltaic system is presented. This is an important segment where Brazil presents a great exploration potential. It is concluded that lithium-ion battery technology is best suited for electric vehicles today, and that the semi-solid lithium-metal battery has great potential to compete in the medium/long term market. Brazil is below the desired level in the sector, but has been showing progress. The proposal to combine electric vehicles with a solar photovoltaic system is promising because it has been successful in several applications. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49963 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
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