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dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorSilva, Antônia Bruna da-
dc.date.accessioned2020-02-10T12:39:06Z-
dc.date.available2020-02-10T12:39:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSilva, A. B.; Andriola, W. B.; Sousa, S. M. Z. L. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49918-
dc.descriptionSILVA, Antônia Bruna da. Avaliações municipais no contexto educacional cearense: contornos, intenções e finalidades. 2019. 238f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes the implementation of own evaluations at the municipal level, examining the intentions of this measure, the characteristics and uses of the results of these evaluations. In order to base itself theoretically, the study carried out three distinct exercises. Initially, it placed municipal assessments in the history of external and large-scale assessments established in Brazil since 1990, with a focus on elementary education. Then, it examinated the scientific output on municipal conveyed to six different databases from 1990 to 2016. Finally, led a discussion on the uses of the results of municipal assessments, bringing up the actual observations and findings by different theorists. In order to contribute to broadening the knowledge and strengthening of the discussions on this topic, this thesis was outlined with the purpose of revealing how and how six municipalities in the state of Ceará have been promoting their own evaluations in their respective education networks. So, the profiles of the evaluation proposals implemented and implemented by these municipalities, the motivations that contributed to its genesis, the objectives aimed at its achievement and the uses made of the data offered by these evaluations were taken as reference. From the methodological point of view, the study is qualitative and exploratory, in the mold of a field research combined with documentary research. Thus, in addition to the interview with professionals of each network who have / had a leading role in the evaluation, we used the collection of documents about the initiative, prepared by the Municipal Education Department. It was concluded, based on the research carried out in the municipalities, that self-evaluation has been configured as an important instrument both for the management of municipal education and for the management of educational processes within each school. It is noted that there is an interaction between the objectives pursued, the contours of these evaluation proposals and the uses of their results, and the evaluations themselves are adopted by the municipalities a strategy to enable the improvement of student learning and, therefore, the performance of these students in the external evaluations applied by the state of Ceará and by the federal government.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da Educação Básica - Cearápt_BR
dc.subjectRede Municipal de Ensino - Cearápt_BR
dc.subjectGestão de Informações Educacionaispt_BR
dc.subjectAdministração da Educação Escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação da Educação Básica - Cearápt_BR
dc.subjectSistema Permanente de Avaliação do Ensino do Cearápt_BR
dc.titleAvaliações Municipais no Contexto Educacional Cearense: Contornos, Intenções e Finalidadespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorSousa, Sandra Maria Zákia Lian-
dc.description.abstract-ptbrEsta tese toma como objeto de análise a implementação de avaliações próprias em âmbito municipal, examinando as intenções dessa medida, as características e os usos dos resultados dessas avaliações. Para embasar-se teoricamente, o trabalho realizou três exercícios distintos. Inicialmente, situou as avaliações municipais na história das avaliações externas e em larga escala instauradas no Brasil a partir de 1990, com foco no ensino fundamental. Em seguida, escrutinou a produção científica sobre as avaliações de municípios, veiculada em seis diferentes bases de dados, no período de 1990 a 2016. Por último, encabeçou uma discussão sobre os usos dos resultados das avaliações municipais, trazendo à baila observações e descobertas efetivadas por diferentes estudiosos. De modo a contribuir para o alargamento do conhecimento e fortalecimento das discussões sobre esse tema, esta tese foi delineada com o escopo de revelar para que e como seis municípios do estado do Ceará vêm promovendo avaliações próprias em suas respectivas redes de ensino. Para tanto, tomaram-se como referência os perfis das propostas de avaliação implantadas e implementadas por estas municipalidades, as motivações que concorreram para sua gênese, os objetivos almejados com sua realização e os usos feitos com os dados ofertados por essas avaliações. Do ponto de vista metodológico, o estudo é de caráter qualitativo e exploratório, nos moldes de uma pesquisa de campo combinada à pesquisa documental. Assim, além da entrevista com profissionais de cada rede que têm/tinham protagonismo na realização da avaliação, recorreu-se à coleta de documentos sobre a iniciativa, elaborados pela Secretaria Municipal de Educação. Concluiuse, com base na pesquisa realizada nas municipalidades, que a avaliação própria vem se configurando como um importante instrumento tanto para a gestão da educação municipal quanto para a gestão dos processos educativos no interior de cada escola. Nota-se que há uma interação entre os objetivos buscados, os contornos dessas propostas de avaliação e os usos dos seus resultados, sendo as avaliações próprias adotadas pelas municipalidades uma estratégia para viabilizar a melhoria da aprendizagem dos estudantes e, por conseguinte, da performance destes nas avaliações externas aplicadas pelo estado do Ceará e pelo governo federal.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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