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Type: Dissertação
Title: Educação física como estratégia para integralidade na atenção psicossocial
Title in English: Physical educations as a strategy for integrality in psychosocial care
Authors: Gadelha, Debora Braga Chaves
Advisor: Catanio, Percy Antonio Galimbertti
Keywords: Integralidade em saúde;Educação física
Issue Date: 29-Nov-2019
Citation: GADELHA,D.B.C. Educação física como estratégia para a integralidade na atenção psicossocial. 2019. 99 f. Dissertação.(Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A integralidade, como princípio norteador das práticas de saúde do SUS, deve estar embutida nas ações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), dessa forma, é pertinente que o profissional de educação física atuante nos serviços de saúde mental busque ressignificar suas práticas através de uma visão que privilegie a integralidade do cuidado. Este estudo teve como objetivo geral compreender a educação física como estratégia para a integralidade na atenção psicossocial. Os objetivos específicos foram perceber a integralidade na construção da Política Nacional de Saúde Mental (PNSM); compreender a inserção da educação física na RAPS; refletir sobre a participação do profissional de educação física na integralidade do cuidado em saúde mental e apontar caminhos para o fortalecimento da integralidade na atuação deste profissional no campo da saúde mental. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de análise documental e para a análise dos dados e discussão usou-se a técnica da análise de conteúdo. Os documentos consultados foram as portarias e resoluções datadas de janeiro de 2011 a junho de 2019 com acesso disponível na base de dados virtual SAUDE LEGIS, as quais fundamentam a PNSM a partir da institucionalização da RAPS. Durante a análise, foi possível perceber a existência de pontos favoráveis à integralidade como também pontos desfavoráveis. Quanto a inserção da educação física como estratégia de cuidado na RAPS, observamos a sua não obrigatoriedade e a possibilidade do uso de práticas corporais e atividades físicas no PTS. Através de pesquisas sobre experiências de inserção do profissional de educação física no CAPS, percebemos que a educação física tem se embasado no princípio da integralidade e nas diretrizes da reforma psiquiátrica para planejar sua intervenção configurando-se como uma importante estratégia de promoção e cuidado em saúde mental nos CAPS, todavia ainda há a necessidade de se investir em mudanças na composição da formação e na PNSM com vistas a contemplar, respectivamente, conhecimentos sobre a saúde mental e a garantia a inserção dos procedimentos do profissional de educação física nos aspectos da saúde mental.
Abstract: Comprehensiveness, as a guiding principle of SUS health practices, must be embedded in the actions of the Psychosocial Care Network (RAPS), so it is pertinent that the physical education professional working in mental health services seeks to reframe their practices through a vision that privileges the integrality of care. This study aimed to understand physical education as a strategy for comprehensive psychosocial care. The specific objectives were to understand the integrality in the construction of the National Mental Health Policy (PNSM); understand the insertion of physical education in the RAPS; reflect on the participation of physical education professionals in comprehensive mental health care and point out ways to strengthen integrality in the performance of this professional in the field of mental health. The methodology used was the qualitative research of documentary analysis and for the analysis of the data and discussion the content analysis technique was used. The documents consulted were the ordinances and resolutions dated from January 2011 to June 2019 with access available in the virtual database SAUDE LEGIS, which justify the PNSM from the institutionalization of RAPS. During the analysis, it was possible to perceive the existence of points in favor of integrality as well as unfavorable points. Regarding the insertion of physical education as a care strategy in the RAPS, we note that it is not mandatory and the possibility of using body practices and physical activities in the PTS. Through research on experiences of insertion of the physical education professional in the CAPS, we realized that physical education has been based on the principle of integrality and on the psychiatric reform guidelines to plan its intervention, configuring itself as an important health promotion and care strategy mental health in CAPS, however there is still a need to invest in changes in the composition of training and in PNSM in order to contemplate, respectively, knowledge about mental health and ensuring the insertion of physical education professional procedures in aspects of mental health .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49905
Appears in Collections:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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2019_dis_dbcgadelha.pdfGADELHA,D.B.C. Educação física como estratégia para a integralidade na atenção psicossocial. 2019. 99 f. Dissertação.(Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral,2019.857,6 kBAdobe PDFView/Open


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