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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49879
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Na América decolonial: crianças ou infâncias? Uma interrogação sobre a teorização da fase inicial da vida |
Autor : | Dourado, Maira Prieto Bento |
Palabras clave : | Desenvolvimento da criança;Decolonialismo;Fenomenologia;Heidegger, Martin, 1889-1976 |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista de Ciências Sociais |
Citación : | DOURADO, Maira Prieto Bento. Na América decolonial: crianças ou infâncias? Uma interrogação sobre a teorização da fase inicial da vida. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 3, p. 249-266, nov. 2019/fev. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo pretende trazer à cena reflexões sobre o desenvolvimento da criança no horizonte histórico de um Brasil decolonial, utilizando a hermenêutica como prática interpretativa de leitura, e propõe-se um diálogo compreensivo entre o pensamento decolonial e a Fenomenologia. A perspectiva Fenomenológico-Existencial contribui para pensar a criança como ser-no-mundo, rompendo com a criança esquadrinhada pelas teorias do desenvolvimento infantil. Estudos póscoloniais e decoloniais propuseram investigar o sentido histórico, no qual estamos desenvolvendo críticas a um modelo eurocêntrico originadas no interior das crises políticas, econômicas e sociais. A invisibilidade da diferença impede de se debruçar sobre o assunto que se revela constantemente: pensar numa criança a partir da sua cultura promove direitos humanos, regras e políticas públicas. |
Abstract: | This paper intends to bring to the scene reflections on the development of the child in the historical horizon of a decolonial Brazil, using hermeneutics as an interpretative practice of reading, and proposes a comprehensive dialogue between decolonial thought and phenomenology. The Existential Phenomenological perspective contributes to think of the child as being in-the-world, breaking with the child scrutinized by the theories of child development. Postcolonial and decolonial studies have proposed to investigate the historical sense in which we are developing criticism of a Eurocentric model originated within the political, economic and social crises. The invisibility of difference prevents us from focusing on the subject that is constantly revealed, thinking about a child from his or her culture, promotes human rights, rules and public policies. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49879 |
ISSN : | 2318-4620 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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