Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49860
Tipo: | Dissertação |
Título: | O sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará - SPAECE – e a prática docente no contexto de crise estrutural do capital |
Autor(es): | Silva, Daniele Oliveira |
Orientador: | Segundo, Maria das Dores Mendes |
Palavras-chave: | Crise Estrutural do Capital.;SPAECE;Avaliação |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA, Daniele Oliveira. O sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará - SPAECE – e a prática docente no contexto de crise estrutural do capital. 2019. 73f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | O agravamento da crise estrutural do capital, tese defendida por István Mészáros (2002), nos apresenta diversas reverberações como o acirramento da luta de classes e a decadência ideológica burguesa na produção do conhecimento (Lukács, 2013). Nesse contexto, temos a preocupação atual de debruçar-nos sobre a proposta de avaliação do SPAECE-Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará- implantado em 1992, pelo Governo do Estado do Ceará, o qual se busca compreender como esta avaliação interfere na formação do professor. Este estudo se baseia na perspectiva marxiana, cujo método de investigação se pauta no materialismo histórico dialético, abordagem de entendimento da realidade fundada na historicidade, na dialética e na contradição do objeto, e de suas múltiplas relações subjetivas e objetivas no real. Para finalizar, acreditamos que a presente pesquisa, contribua para a reflexão acerca da inversão que se imprime no sistema educacional brasileiro, que para caracterizar uma escola de qualidade, toma como cerne o resultado da avaliação feita mediante o exercício de treinamento com alunos ao longo do ano letivo, ao invés de se preocupar com a democratização dos conhecimentos produzidos pela humanidade. |
Abstract: | The aggravation of the structural crisis of capital, a thesis defended by István Mészáros (2002), presents us with several reverberations such as the intensified class struggle and the bourgeois ideological decay in the production of knowledge (Lukács, 2013). In this context, we have the current concern of addressing the evaluation proposal of the SPAECE-Permanent Evaluation System of Basic Education of Ceará- implemented in 1992 by the Ceará State Government, which seeks to understand how this evaluation interferes with the teacher training. This study is based on the Marxian perspective, whose method of investigation is based on dialectical historical materialism, an approach to understanding reality based on the historicity, dialectic and contradiction of the object, and its multiple subjective and objective relations in the real. Finally, we believe that the present research contributes to the reflection about the inversion that is taking place in the Brazilian educational system, which, to characterize a quality school, takes as its core the result of the evaluation made through the training exercise with students throughout the period. school year, rather than worrying about the democratization of the knowledge produced by mankind. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49860 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_dosilva.pdf | 465,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.