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Tipo: Dissertação
Título : Caracterização geotécnica de solos na região metropolitana do Cariri/CE para uso em pavimentação
Autor : Mascarenhas, Ilania Maria Nascimento
Tutor: Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palabras clave : Transportes;Pavimentos;Solos - Classificação;Solos - Caracterização;Flooring;Soils classification
Fecha de publicación : 2016
Citación : MASCARENHAS, I. M. N. Caracterização geotécnica de solos na região metropolitana do Cariri/CE para uso em pavimentação. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo busca fazer um levantamento e caracterização dos tipos de solos existentes na Região Metropolitana do Cariri (RMC), localizada no sul do estado do Ceará, para fins de pavimentação. Para tanto, em uma primeira etapa, foram obtidos dados geomorfológicos da região e posteriormente criados mapas temáticos das características biofísicas tais como: clima, relevo, hidrografia, vegetação, geologia, pedologia, além da malha rodoviária pavimentada da área de estudo. Na segunda etapa da pesquisa, foram coletados solos que foram classificados pela classificação americana da AASHTO (American Association of StateHighwayand Transportation Officials) e pela classificação brasileira MCT (Miniatura, Compactado, Tropical). Os solos coletados também foram submetidos aos ensaios químicos, físicos e mecânicos para que fossem conhecidas as suas propriedades tecnológicas. De acordo com a classificação da AASHTO foi possível perceber que a previsão do comportamento dos solos é ruim para uso em pavimentação. Entretanto, os resultados dos valores de CBR variaram de24%a40%, contradizendo o que se esperaria das amostras após o uso da classificação americana de solos. A classificação MCT também não se adequou aos solos, pois os mesmos se situaram numa zona de transição entre solos de comportamento laterítico e não laterítico. Quando observados os demais ensaios, os solos apresentaram características típicas de solos de comportamento laterítico com baixa atividade da fração argila e presença de óxidos de ferro e alumínio. Os resultados do Módulo de Resiliência corroboraram com a expectativa de solos de qualidades melhores e indicaram que o modelo composto para essas amostras não foi o que melhor representou os materiais. Por fim, foram dimensionados vários pavimentos tendo como base os solos estudados e todos apresentaram possibilidade de aplicação em camadas granulares dos pavimentos para várias solicitações de tráfego. Conclui-se que os solos da RMC precisam ser melhores caracterizados para serem aplicados na área de pavimentação.
Abstract: This work seeks to survey and characterization of the types of soil in the Metropolitan Region of Cariri (RMC), located in the southern state of Ceará, for paving purposes. Therefore, in a first stage, were obtained geomorphological data of the region and later created thematic maps of biophysical characteristics such as climate, topography, hydrography, vegetation, geology, soil science, beyond the paved road network of the study area. In the second stage of the research, soils were collected which were classified by the American classification of AASHTO (American Association of State Highway and Transportation Officials) and Brazilian MCT classification (Miniature, Compacted, Tropical). The collected soils were submitted to chemical, physical and mechanical tests that were known their technological properties. According to the classification of AASHTO was revealed that soil behavior forecast is bad for use in flooring. However, the results of the CBR ranged from 24% to 40%, contradicting what one would expect the use of the samples after the American soil classification. MCT classification also not adapted to the soils which stood in a transition zone between lateritic and non lateritic soils. When observing the other tests, the soil showed typical characteristics of lateritic soils with behavior such as low activity of the clay fraction and the presence of iron and aluminum oxides. The Resilience Module results corroborate the expectation of soils with good strength and indicated that the composite model for these samples was not what best represented the materials. Finally, they were scaled several floors based on the soils and all showed good support for multiple traffic requests. It is concluded that the MRC soils need to be better characterized to be applied in pavements.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49825
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

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