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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Intervenção educativa para a promoção do autocuidado de idosos com Diabetes Mellitus
Título em inglês: Educational intervention to promote self-care in older adults with diabetes mellitus
Autor(es): Marques, Marilia Braga
Coutinho, Janaína Fonseca Victor
Martins, Mariana Cavalcante
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Maia, Juliana Cunha
Silva, Maria Josefina da
Palavras-chave: Diabetes Mellitus;Idoso;Autocuidado;Pé Diabético;Cuidados de Enfermagem;Educação em Saúde
Data do documento: Dez-2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Citação: MARQUES, M. B. et al. Intervenção educativa para a promoção do autocuidado de idosos com Diabetes Mellitus. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 53, p. 1-8, dez. 2019.
Resumo: Objetivo: Avaliar a eficácia de uma intervenção educativa de enfermagem no autocuidado de idosos com Diabetes Mellitus. Método: Estudo quase-experimental com dois grupos, controle e intervenção, realizado com idosos que vivem com Diabetes Mellitus, atendidos em Unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Fortaleza/Ceará. A intervenção foi uma abordagem educativa grupal com orientações sobre o tratamento de diabetes e cuidado com os pés. Para a avaliação antes e depois do autocuidado utilizou-se do Questionário de Autocuidado em Diabetes. Foi considerado um nível de significância de 0,05. Resultados: Participaram 103 idosos. Depois da intervenção educativa houve aumento do autocuidado em diabetes relacionado aos aspectos: dieta saudável (p=0,027), orientação alimentar (p=0,013) e exame dos pés (p=0,012). Conclusão: A intervenção realizada promoveu de forma positiva mudanças comportamentais, favorecendo a adoção de hábitos saudáveis e a promoção do autocuidado em pacientes idosos com Diabetes Mellitus.
Abstract: Objective: To evaluate the efficacy of an educational nursing intervention in self-care for older adults who have Diabetes Mellitus. Method: A quasi-experimental study with control and intervention two groups conducted with older adults living with Diabetes Mellitus, attended at Primary Health Care Units of Fortaleza/Ceará. The intervention was a group educational approach with guidelines on diabetes treatment and foot care. The Brazilian adapted version of the Summary of Diabetes Self-Care Activities Questionnaire (SDSCA) was used for evaluating before-and-after self-care. A significance level of 0.05 was considered. Results: 103 older adults participated in the study. There was an increase in self-care for diabetes after the educational intervention related to the aspects: healthy diet (p = 0.027), dietary instruction (p = 0.013) and foot examination (p = 0.012). Conclusion: The performed intervention promoted positive behavioral changes, favoring the adoption of healthy habits and the promotion of selfcare in older adult patients with Diabetes Mellitus.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49791
ISSN: Print 0080-6234
On-line 1980-220X
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