Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49775
Tipo: | TCC |
Título : | Escola e inclusão: desenvolvimento de um sistema tangível para o ensino de Libras |
Autor : | Batista, Nathan Lima |
Tutor: | Braz, Leonara de Medeiros |
Palabras clave : | Interfaces de usuário (Sistemas de computação);Língua Brasileira de Sinais;Radiofrequência-Identificação |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | BATISTA, Nathan Lima. Escola e inclusão: desenvolvimento de um sistema tangível para o ensino de Libras. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Interface de Usuário Tangível (TUI) é uma maneira tangível de gerar interações com meios computacionais, para isso é necessário uma manipulação com objetos reais, a partir disso é gerada uma informação digital, o uso da TUI tem o objetivo de transparecer o contato que um usuário tem com algum meio computacional. No presente trabalho, para criar uma interação tangível, foi usado uma tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), para isso foram usados cartões RFID que interagiam com um leitor RFID, essa interação ocorre por aproximação, cada cartão é único e é identificado por meio de um código nativo. O objetivo deste trabalho, visa a criação de um sistema tangível para o ensino da língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para crianças surdas, sendo assim, foi desenvolvido um sistema Web que possibilita a criação e gerenciamento de atividades pedagógicas para auxiliar os professores durante o processo de aprendizagem das crianças surdas. A criação e gerenciamento fica por parte dos professores e o uso das atividades fica por parte das crianças, as atividades permitem que as crianças realizem uma série de associações entre vogais e sinais. Com a utilização da tecnologia RFID, foi possível mascarar os cartões e o leitor, visando minimizar a distração das crianças ao verem as peças do notebook e criando um ambiente agradável e legal para elas. |
Abstract: | Tangible user interface (TUI) is a tangible way to generate interactions with computational media, for that manipulation with real objects is required, digital information is generated from it, or the use of TUI has the purpose of transparency or contact that a user has with some computational medium. In the present work, to create a tangible interaction, a radio frequency identification (RFID) technology was used, for that RFID cards that interacted with an RFID reader were used, this interaction occurs by exposure, each card is unique and is used through a native code. The aim of this paper is to create a tangible system for teaching Brazilian Sign Language (LIBRAS) to deaf children. Thus, a Web system was developed that allows the creation and management of pedagogical activities for teaching aids during learning process of deaf children. Creation and management are left to teachers, and use of activities is left to children, as activities that can be performed when children make a series of changes between signs and vowel signs. Using RFID technology, it was possible to mask the cards and the reader, reducing the distraction of children when viewing notebook parts and creating a pleasant and cool environment for them. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49775 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_nlbatista.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.