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Type: TCC
Title: Mapeamento e análise de processos da secretaria acadêmica da UFC campus Quixadá por meio do uso de BPM
Authors: Nobre, Myrella Maia
Advisor: Nogueira, Antonia Diana Braga
Keywords: Gestão de Processos;Modelo de processos de negócios e notação;Instituição pública de educação superior
Issue Date: 2019
Citation: NOBRE, Myrella Maia. Mapeamento e análise de processos da secretaria acadêmica da UFC campus Quixadá por meio do uso de BPM. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Gestão de Processos é uma abordagem que busca melhorar o desempenho de organizações através da análise e melhoria constante da forma como são realizados seus processos. O que envolve identificar, projetar, executar, documentar, medir e controlar continuamente esses processos. Nas instituições públicos tem tido um crescente uso e estudos recentes mostram seus benefícios, como melhor padronização e formalização das atividades que compõem os processos, redução de retrabalho, aumento da produtividade, e maior transparência na forma como esses processos são executados. Por conta disso, este trabalho teve como objetivo principal mapear, analisar e identificar possíveis melhorias nos processos da secretaria acadêmica da UFC campus Quixadá. Sendo este setor escolhido por ter maior contato com os alunos que são os principais clientes de uma instituição de ensino superior, além de já ter tido uma primeira aplicação de gestão de processos no ano de 2014 que se encontra desatualizada assim como nos demais setores da UFC campus de Quixadá. Para se atingir este objetivo foram realizados os seguintes passos: identificação dos processos realizados na secretaria acadêmica por meio de entrevista com o administrador do setor; seleção e priorização dos processos a serem mapeados por meio de um questionário aplicado aos funcionários do setor estudado; mapeamento dos processos selecionados por meio de entrevistas realizadas com os funcionários, elaboração dos diagramas de processos utilizando o software Bizagi Modeler e a notação BPMN; validação desses diagramas juntamente com o administrador do setor; e identificação dos problemas ou partes desnecessárias dos processos pela analise desses diagramas e também das entrevistas feitas na fase de mapeamento dos processos. Como resultados foram identificados 11 processos sendo os seguintes processos priorizados pela equipe do setor para o mapeamento: aproveitamento de horas complementares, proposta de atividade complementar, aproveitamento de disciplinas, trancamento de disciplinas, encaminhamento de frequência dos bolsistas, cancelamento de matrícula, trancamento total e reabertura de matrícula. Com a análise desses diagramas elaborados foram notados alguns problemas como a existência de retrabalho na maioria desses processos, necessidade de informatização para alguns processos (como aproveitamento de horas complementares e proposta de atividade complementar) e problemas de comunicação com os alunos.
Abstract: Process management is an approach that seeks to improve the performance of activities by analyzing and constantly improving the way their processes are executed. This involves identifying, designing, executing, documenting, measuring and controlling these processes. In public institutions, there has been a growing use and recent studies, showing its benefits, such as better standardization and formalization of activities that make up the processes, reduction of rework, increase of cuts and greater reduction in the way these processes are executed. Therefore, this work had as main objective to map, analyze and identify possible improvements in the processes of the UFC Quixadá academic secretary. As this sector is chosen for the largest contact with students, who are the main clients of a higher education institution, besides having already received a first application of process management in 2014, it is outdated in the same way as the other sectors. from the UFC Quixadá campus. To achieve this objective, the following steps were followed: identification of the processes executed at the academic secretariat through interviews with the sector administrator; selection and prioritization of mapped processes through a questionnaire applied to employees of the studied sector; mapping of selected processes through interviews with employees, drawing process diagrams using Bizagi Modeler software and a BPMN notation; validation of these diagrams together with the sector administrator; and identifying the problems or unnecessary parts of the processes to analyze these diagrams and also the interviews made in the process mapping phase. How the results were applied 11 processes being the following processes by the sector team for mapping: use of hours, proposal of complementary activity, use of subjects, balance of subjects, attendance of scholarship holders, cancellation of enrollment, total balance and reopening matrix With an analysis of these elaborated diagrams, some problems were reported, such as the recovery of some of these processes, the need for information for some processes (such as the use of complementary hours and the proposal of complementary activity) and the problems of communication with students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49769
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

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