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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49747
Type: | TCC |
Title: | Fábrica de histórias : aplicativo baseado em contação de histórias para o exercício da memória em idosos por meio de estimulação cognitiva |
Authors: | Santos, Francisco Alan Ribeiro dos |
Advisor: | Sousa, Paulo Victor Barbosa de |
Keywords: | Envelhecimento;Distúrbios da memória;Narração de histórias;Estimulação sensorial |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SANTOS, Francisco Alan Ribeiro dos. Fábrica de histórias: aplicativo baseado em contação de histórias para o exercício da memória em idosos por meio de estimulação cognitiva. 2019. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O crescimento da população idosa no Brasil desperta a necessidade de se pensar cada vez mais no bem-estar desse público e na ideia de envelhecimento ativo. Isso porque com o processo natural de envelhecimento se adquire cada vez menos capacidade de processar informações, e problemas de memória, atenção e concentração podem surgir, e até mesmo evoluir para quadros mais graves como o aparecimento de demências. A fim de possibilitar uma ação preventiva às demências é importante que os idosos mantenham a mente ativa, principalmente com atividades que valorizem suas vivências e o seu papel na sociedade. Com o objetivo de atuar frente aos problemas de memória e contribuir para o estímulo das funções cognitivas dos idosos, este trabalho apresenta o Fábrica de Histórias, aplicativo baseado em contação de histórias que permite ao usuário ouvir histórias e também contar as suas próprias histórias como forma de estimular habilidades como a memorização, atenção e linguagem. O aplicativo também faz uso de atividades de perguntas e respostas com o objetivo de avaliar as habilidades cognitivas através da aplicação do Mini Exame do Estado Mental, ferramenta usada para o rastreamento de disfunções cognitivas. A metodologia usada no desenvolvimento do trabalho compreendeu pesquisas de campo, observação e entrevistas semiestruturadas, a fim de levantar dados sobre o público-alvo, seu contexto e suas necessidades, além de ser importante para o levantamento de requisitos e definição de estruturas do projeto. Como resultado, foi possível implementar um protótipo com três histórias, além de todos os seus módulos completamente funcionais e suas interfaces adaptadas para as necessidades de acessibilidade do público-alvo. Este trabalho se apresenta, portanto, como uma contribuição no desenvolvimento de soluções digitais para pessoas idosas, um campo que possui bastante potencial, mas ainda pouco explorado. |
Abstract: | The growth of the elderly population in Brazil arouses the need to increasingly think about the welfare of this people and the idea of active aging. A reason for this is that with the natural process of aging less and less ability to process information is acquired and memory, attention and concentration disorders may arise, and even evolve to more severe conditions such as the onset of dementia. In order to enable preventive action against dementias, it is important that the elderly people keep their minds active, especially with activities that value their life experiences and their role in society. Aiming to act on memory disorders and contribute to stimulating the cognitive functions of the elderly, this paper presents Fábrica de Histórias, a storytelling-based application that allows users to listen to stories and also tell their own stories as a way to stimulate abilities such as memorization, attention and language. The app also makes use of Q&A activities to measure cognitive abilities through the application of the Mini Mental State Exam, a tool used for tracking cognitive dysfunction. The methodology used in the development of this work comprised field research, observation and semistructured interviews, in order to gather data about the target audience, their context and their needs, as well as being important for the requirements gathering and definition of project structures. As a result, it was possible to implement a prototype with three stories, as well as all its fully functional modules and interfaces adapted to the accessibility needs of the target audience. Therefore, this paper presents itself as a contribution in the development of digital solutions for the elderly, a field that has a lot of potential, but still little explored. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49747 |
Appears in Collections: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
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