Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49742
Tipo: | TCC |
Título : | Aluno ativo: ambiente virtual de aprendizagem moodle para prática da sala de aula invertida |
Autor : | Silva, Camargo Gomes da |
Tutor: | Monteiro, Ingrid Teixeira |
Palabras clave : | Moodle;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Metodologia ativa de aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | SILVA, Camargo Gomes da. Aluno ativo : ambiente virtual de aprendizagem moodle para prática da sala de aula invertida. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | A fim de se avaliar o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle em conjunto com a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida por parte dos professores na UFC campus Quixadá e difundi-la, foi instalado, configurado e hospedado no Amazon Web Services (AWS), um ambiente Moodle alternativo ao que se é utilizado no campus Quixadá, chamado Aluno Ativo. Uma pesquisa realizada com os professores foi feita para compreender algumas necessidades que implicaram na instalação de plugins ou adição de instruções no AVA Moodle Aluno Ativo, que não encontram-se no Moodle institucional utilizado na UFC Quixadá. Um modelo de aula invertida com as etapas de pré-aula, sala de aula e pós-aula foi definido. Como estudo de caso, foi planejada e ministrada uma aula real utilizado o AVA Moodle Aluno Ativo. Um detalhamento do processo da experiência de ensino-aprendizado utilizada com o Moodle Aluno Ativo foi realizado com o professor e com os alunos. |
Abstract: | In order to evaluate and spread the use of the Moodle Virtual Learning Environment in conjunction with the teaching active methodology called Flipped Classroom at UFC Quixadá campus we installed, configured and hosted on Amazon Web Services (AWS), an alternative Moodle environment to be used on campus Quixadá, called Aluno Ativo (active student). A survey of teachers was done to understand some needs that imply the installation of plug-ins or the addition of instructions in AVA Moodle Aluno Ativo, which are not used in the UFC Quixadá’s institutional Moodle. A flipped classroom model with the pre-class, class, and after-class steps has been defined. As a case study, it was planned and taught a real class using AVA Moodle Aluno Ativo. A breakdown of the teaching-learning experience process used with Moodle Aluno Ativo was conducted with the teacher and students. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49742 |
Aparece en las colecciones: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_cgdasilva.pdf | 4,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.