Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49740
Tipo: TCC
Título : Autoexpressão do designer do Nubank : um estudo de caso no aplicativo
Autor : Alves, Anderson Nâgelo
Tutor: Monteiro, Ingrid Teixeira
Palabras clave : Identidade - Expressão Livre;Interação homem-máquina;Comunicação
Fecha de publicación : 2019
Citación : ALVES, Anderson Nâgelo. Autoexpressão do designer do Nubank: um estudo de caso no aplicativo. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A autoexpressão é um fenômeno ligado à comunicação humana que está intimamente relacionado à personalidade, individualidade e idiossincrasias do indivíduo. É importante para empresas que buscam se aproximar e criar uma fidelização com seus clientes/usuários através de uma comunicação ativa, como é o caso do Nubank, utilizar esse artifício como facilitador dessa comunicação. O presente trabalho tem o objetivo de investigar a autoexpressão do designer do banco digital Nubank transmitida através das metamensagens criadas por eles no aplicativo da empresa. Para isso foi realizada uma inspeção em algumas partes do aplicativo e posteriormente uma observação de uso com os usuários. Os resultados mostraram que o designer utiliza sua autoexpressão em alguns pontos das interfaces do aplicativo, ainda de forma não tão evidente. A autoexpressão do designer garante que os usuários não abandonem a ação que estão executando e nem deixem de utilizar o aplicativo. Por outro lado, mesmo uma aplicação carregada da autoexpressão do designer não está livre de provocar rupturas de comunicabilidade. Ou seja, a autoexpressão não é garantia de qualidade neste quesito, ela representa apenas um esforço do designer em se fazer (re) conhecer pela interface.
Abstract: Self-expression is a phenomenon linked to human communication that is closely related to the personality, individuality and idiosyncrasies of the individual. It is important for companies that seek to get closer and create loyalty with their customers / users through active communication, such as Nubank, to use this device as a facilitator of this communication. This paper aims to investigate the self-expression of Nubank digital bank designers transmitted through the meta messages created by them in the company application. For this, an inspection was performed on some parts of the application and later a usage observation with the users. The results showed that the designer uses his self-expression in some points of the application interfaces, although not so evident. Designer self-expression ensures that users do not abandon the action they are performing or stop using the application. On the other hand, even an application loaded with designer self-expression is not free to disrupt communicability. That is, self-expression is not a guarantee of quality in this regard, it is merely an effort of the designer to make himself / herself known by the interface.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49740
Aparece en las colecciones: DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_analves.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.