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Tipo: TCC
Título: Gamificação para incentivar a cooperação e a participação em monitorias
Autor(es): Benício, Ana Carmélia Sousa
Orientador: Jucá, Paulyne Matthews
Palavras-chave: Gamificação;Sistema Monitoral de educação;Educação;Jogos em grupo
Data do documento: 2019
Citação: BENÍCIO, Ana Carmélia Sousa. Gamificação para incentivar a cooperação e a participação em monitorias. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019.
Resumo: As monitorias enfrentam desafios, os principais são a falta de cooperação, participação e a frequência regular. De forma a buscar melhorar essas situações, foram propostas uma gamificação e um jogo, em que as bonificações adquiridas através da gamificação são utilizadas no jogo. A base da gamificação é fazer com que os alunos monitorandos participem da monitoria, não só para tirar as próprias dúvidas ou em vésperas de prova, e sim que busquem ajudar aos colegas, que participem ativamente e que tenham uma frequência regular. Este trabalho gamificou as atividades que fazem parte do âmbito das monitorias, foram feitas entrevistas não estruturadas para definir os perfis dos participantes, e questionários para capturar a percepção deles em relação a gamificação e ao jogo. Os resultados foram bem promissores em relação a participação, já nos que dizem respeito a cooperação e a frequência, podemos concluir que eles alcançaram os objetivos propostos.
Abstract: Monitoring faces challenges, the main ones being lack of cooperation, participation and regular frequency. In order to improve these situations, a gamification and a game were proposed, where bonuses gained through gamification are used in the game. The basis of gamification is to make learner students participate in the monitoring, not only to answer their own questions or on the eve of the test, but to seek to help their colleagues who actively participate and have a regular attendance. This work gamified the activities that are part of the monitoring, unstructured interviews were conducted to define the profiles of participants, and questionnaires to capture their perception of gamification and gaming. The results were very promising in relation to participation, while as far as cooperation and frequency are concerned, we can conclude that they achieved the proposed objectives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49710
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