Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorMiranda, Naíola Paiva de-
dc.date.accessioned2020-01-29T18:20:54Z-
dc.date.available2020-01-29T18:20:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMIRANDA, Naíola Paiva de. Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará. 2014. 133f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49705-
dc.descriptionMIRANDA, Naíola Paiva de. Avaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Ceará. 2014. 134f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.pt_BR
dc.description.abstractThe study entitled Mediação on line: Construto na Avaliação Educacional intends to evaluate the performance of tutors of courses of Distance Education (D.Ed.) according to the following dimensions: didactics, pedagogic, technological, social and political. The theoretical approach that subsidized the discussions was based on the theory of the mediation and on the concept of Educational Assessment established on the model CIPP created by Daniel Lorey Stuffebleam. The research was characterized as a quantitative and qualitative study of statistical data analyzed by the software SPSS version 20.0. The data were obtained through a virtual learning platform named Solar that belongs to Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). A simple random sample was composed by 50 tutors and 550 students of semipresential courses of D.Ed., two baccalaureate courses and seven licentiate courses. A questionnaire with the characterization of the tutor and a scale of self-evaluation with 40 items - each one measured in a likert scale with three categories of measures - were applied to the tutors. A questionnaire with 16 questions about characterization was applied to the students as well as a scale with 16 items to evaluate the tutor, each one measured in a likert scale with three categories of measures. The analysis of the results revealed that: the students evaluated the tutor with average 7,1 through the applied scale. The item that presented the lower evaluation was regarding the technological mediation with average 1,0. The item that presented the higher evaluation was regarding the domain of content of the discipline with average 1,7. Concerning the group of the students' evaluations, they tend to see the tutor as a traditional professor. Relating to the self-evaluation of the tutor, the applied scale presented average 8,9 and the applied questionnaire presented the tutor as a traditional professor (36%) and mediator (14%). It should be pointed out that the tutors participated in a course about the theme of how their performance should be.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectMediação on-linept_BR
dc.subjectTutor à distânciapt_BR
dc.titleAvaliação da Mediação On- Line nos Cursos Semipresenciais da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorRibeiro, Júlio Wilson-
dc.description.abstract-ptbrO estudo sob Avaliação da mediação on-line, nos cursos semipresenciais da Universidade Federal do Ceará, consiste em avaliar a ação do tutor à distância nas dimensões didática, pedagógica, tecnológica e sócio-política. A abordagem teórica que subsidiou as discussões se fundamentou na teoria da Mediação e no Construto da Avaliação Educacional baseado no modelo CIPP em Daniel Lorey Stufflebeam. A pesquisa caracterizou-se como estudo quantitativo com dados estatísticos e utilização do SPSS versão 20.0; os achados da pesquisa foram colhidos no ambiente virtual de aprendizagem-Solar no Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou-se uma amostra aleatória simples com 50 tutores e 550 alunos de dois cursos de bacharelado e sete cursos de licenciatura semipresenciais. Nos tutores avaliados, aplicou-se um questionário constituído de caracterização do tutor e uma escala de autoavaliação com 40 itens, medidos cada um em uma escala tipo likert com três categorias de medidas. Dos alunos a amostra, aplicou-se um questionário com 16 questões de caracterização, em uma escala de avaliação do tutor com 16 itens, medidos em três categorias de medida na escala likert. Nos resultados gerais foi observado o seguinte na mediação: Em relação à escala de avaliação, os alunos avaliaram o tutor com média 7,1. O item com avaliação mais baixa foi referente à mediação tecnológica com média 1,0. O mais bem avaliado foi o referente ao domínio de conteúdo da disciplina com média 1,7. Quanto ao conjunto das avaliações dos alunos, indicam que eles tendem a ver o tutor como um professor tradicional. Na autoavaliação do tutor observou-se na escala a média de 8,9 e no questionário, os tutores se consideraram como um professor tradicional (36%) e mediador (14%), apesar de terem passado por cursos de tutoria nos moldes que se considera como deve ser a atuação do tutor ainda precisam se conscientizar que o tutor é um professor mediador.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_npdemiranda.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.