Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Paulo Sérgio-
dc.contributor.authorBarreira, Lilia Cristian-
dc.date.accessioned2020-01-27T21:23:41Z-
dc.date.available2020-01-27T21:23:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBARROS, Paulo Sérgio; BARREIRA, Lilia Cristian. Princípios para um mundo sustentável: a educação fundamentada em valores. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 157-170.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-530-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49678-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titlePrincípios para um mundo sustentável: a educação fundamentada em valorespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA espiritualidade, nos tempos atuais, tem sido um tema recorrente no âmbito educacional, percebido através de uma tendência de humanização dos currículos. Esse aspecto é constatado tanto por iniciativas oficiais (ainda tímidas) da macroestrutura educacional, como por práticas de organizações e programas que têm penetrado nos currículos, contribuindo para uma educação de fato holística, no bojo da qual a ética possa ser sempre a força motriz. Moacir Gadotti afirma, na introdução do livro Ecopedagogia e cidadania planetária (GUTIÉRREZ & PRADO, 2008, P.23) que a competência do educador tem uma dimensão ética. A ética, conforme ele, não é mais uma coisa, um conteúdo, uma disciplina, um conhecimento que se deve acrescentar à prática educativa. É a sua própria essência. Visto dessa perspectiva, a reflexão e a vivência de valores humanos na seara educacional é uma necessidade, tanto na forma de disciplinas específicas, como associados ao currículo das disciplinas tradicionais; nas práticas de gestão escolar e de sala de aula; na vida pessoal dos educadores, bem como deve estar no cem e da formação destes. Neste artigo objetivamos, portanto, mostrar a reflexão e a vivência de valores humanos na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Maria José Medeiros, em Fortaleza, notada mente na disciplina Técnicas, Práticas e Vivências - TPV, com três turmas de primeiro ano do Ensino Médio (Administração, Enfermagem e Informática), por dois educadores (autores deste artigo), durante o ano letivo de 2011. O foco da experiência pedagógica centrou-se na necessidade que os estudantes tinham de desenvolver habilidades pessoais e sociais no âmbito escolar que facilitassem o convívio harmonioso e respeitoso consigo mesmos, com os outros e com o ambiente, visto que passavam uma jornada longa de estudo e adaptação a uma nova realidade de aprendizagem proposta pela escola profissionalizante.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:CH - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_psbarroslcbarreira.pdf7,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.