Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano |
Autor(es): | Silva, Daniely Moreira Coelho da |
Palavras-chave: | Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997);Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017);Literatura |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Prefeitura de Fortaleza |
Citação: | SILVA, Daniely Moreira Coelho da. Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha,menino de rua em uma turma de 7º ano.In: Projeto Professor Autor: Fazendo Histórias... Trocando Figurinhas, 30-31 out. 2019. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019. |
Resumo: | Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) revelam que o ensino da língua portuguesa deve favorecer ao aluno a sua formação literária e apontam que a atividade com o texto literário, na escola, deve ser frequente e contínua. Para Lajolo (2007) uma das funções da escola é a progressiva familiarização dos alunos com os textos, proporcionando-lhes várias fontes de enriquecimento cultural. Ressalta que um aspecto intrínseco à literatura é o seu caráter social, conduzindo o aprendiz para as práticas em sociedade na construção de sua identidade e da sua formação cidadã.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_ dmcsilva.pdf | 373,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.