Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49550
Tipo: TCC
Título : Estudo comparativo entre o comportamento mecânico de misturas solo-brita com calcário e granito para uso em pavimentação.
Autor : Lima, Thayssa Vieira de
Tutor: Maia, Camila Lima
Palabras clave : Estabilização granulométrica;Comportamento mecânico;Brita calcária;Pavimentação
Fecha de publicación : 2019
Citación : LIMA, Thayssa Vieira de. Estudo comparativo entre o comportamento mecânico de misturas solo-brita com calcário e granito para uso em pavimentação. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A escassez de material natural adequado para utilização em camadas do pavimento torna necessário o uso de técnicas a fim de fornecer resistência e estabilidade. Tendo em vista essa problemática, propõe-se a incorporação de agregado calcário ao solo natural da Região do Vale do Jaguaribe através da técnica de estabilização granulométrica em comparação com agregado granítico, convencionalmente utilizado em pavimentação. Os agregados oriundos de rochas calcárias além de possuírem bom desempenho mecânico, encontram-se em abundância na região sendo uma alternativa econômica e tecnicamente viável. Foram realizados ensaios normatizados a fim de caracterizar o solo coletado em Morada Nova, o agregado calcário proveniente da companhia de mineração Carbomil e o agregado granítico proveniente de pedreira da Região Metropolitana de Fortaleza. Os ensaios de Módulo de Resiliência (MR) e Deformação Permanente (DP) foram realizados com as misturas solo-brita calcária e solo-brita granítica, com composição de 50% de cada material, a fim de verificar a resistência mecânica dos materiais. Os resultados comprovam que o material estabilizado com agregado calcário é tecnicamente satisfatório para uso em camadas de base de pavimentos flexíveis, apresentando menores deformações permanentes e maiores valores de módulo de resiliência se comparado a brita granítica.
Abstract: The scarcity of adequate natural material the layered use of the pavement makes it necessary to use techniques in order to provide resistance and stability to the material. In view of this problem, it is proposed the incorporation of limestone aggregate into the natural soil of the Jaguaribe Valley Region through the granulometric stabilization technique compared to granite aggregate, conventionally used in paving. Households from limestone rocks besides having good mechanical performance are in abundance in the region being an economical and technically viable alternative. Standardized tests were carried out to characterize the soil collected in Morada Nova, the limestone aggregate from the mining company Carbomil and the granite aggregate from the quarry of the Metropolitan Region of Fortaleza. Mr and PD assays were performed with calcitary soil-gravel and granitic gravel mixtures, with composition of 50% of each material, in order to verify the mechanical strength of the materials. The results prove that the material stabilized with limestone aggregate is technically satisfactory for use in flexible floor base layers, presenting lower Permanent Deformations and higher resilience module values when compared to granitic gravel.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49550
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_tvlima.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.