Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49507
Tipo: | Resumo |
Título : | Direito fundamental à saúde e à educação: inclusive para crianças e adolescentes em situação de rua? |
Autor : | Santiago, Vanessa de Lima Marques Sousa, Francisco Renan Ferreira de Negreiros, Ana Sabrina Borges de Freitas, Raquel Coelho de |
Palabras clave : | Educação;Situação de rua;Saúde |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SANTIAGO, Vanessa de Lima Marques et al. Direito fundamental à saúde e à educação: inclusive para crianças e adolescentes em situação de rua? Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho pretendeu analisar correlações entre os direitos fundamentais de crianças e adolescentes em situação de rua, especialmente, os relacionados à saúde e à educação, tendo como marco conceitual a doutrina da Proteção Integral estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. O ECA elencou como dever da família, do Estado e da sociedade em geral a garantia dos direitos infanto-juvenis, tais como, a educação, a vida, a saúde, e a alimentação, devendo sua garantia ser prioritária. Desse modo, fazendo uso dos métodos explicativo, observacional e descritivo, além de técnicas bibliográficas, procedeu-se à análise dos dados apresentados pela Campanha Nacional Criança não é de Rua, relativos ao quantitativo de crianças e adolescentes que vivem nas ruas do Estado do Ceará, bem como à caracterização desse público no que diz respeito à garantia do direito à educação e do direito à saúde, aqui compreendida não apenas como ausência de um quadro clínico de doença, mas como conceito amplo que envolve a garantia do bem-estar físico e mental de crianças e adolescentes que vivem nas ruas. Com esta pesquisa pretende-se discutir a importância da garantia da saúde e da educação como vetores de transformação da vida dessas crianças e adolescentes em situação de rua, bem como discutir soluções a serem tomadas pelo Poder Público, tanto no que diz respeito à necessidade de proposição de políticas públicas, quanto à necessidade de adaptação das políticas em vigor para que possam, de modo satisfatório,atender às especificidades do público em questão. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49507 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_vlmsantiago.pdf | 50,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.