Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAragão, Maria do Socorro Silva de-
dc.contributor.authorSilva, Daniely Moreira Coelho da-
dc.date.accessioned2020-01-22T11:49:44Z-
dc.date.available2020-01-22T11:49:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Daniely Moreira Coelho da. Práticas de letramento literário em uma turma de 7º ano. 2019. 152f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Mestrado Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49497-
dc.description.abstractThe practice of literary literacy, which is necessary for the formation of the subject, is, unfortunately, not a reality in most Brazilian schools. What has been witnessed in the schoolcontext is that the reading of literary texts has been predominantly a pretext for the purpose only of superficial readings, with activities that do not lead to the experience of literacy. This research is justified by recognizing, in the school environment, the little use of the literary book or the lack of articulated planning aimed at the realization of literary reading that stimulates the participation and interest of students. Given this context, this work aims to promote literary literacy from the work O Gralha, a street boy in a 7th grade elementary school class. From this perspective, associating reading with social practices can serve to form and consolidate a community of readers, since reading literature favors the reflection of social reality, contributing to the formation of an active and transformative subject. Thus, the production of a reading diary, by students, from the proposed work, can instigate the understanding, interest and participation of students during literary reading classes. Thus, this project focused mainly on the conceptions of Kleiman (2004), Soares (2005 and 2009), Paulino (2004), Paulino and Pinheiro (2004), Lajolo (2000 and 2007), Machado (2005), Cosson (2009, 2010, 2011 and 2018), Candido (1977, 1989 and 2006), Rojo (2009 and 2012), Kress and Van Leeuwen (1996 and 2006), Vieira and Silvestre (2015), Iser (1996), Jauss (1994), Zilberman (1989), Rangel (2003), Freire (2009), Rouxel (2013), Dalvi (2013), National Common Curriculum Base (2017), National Curriculum Parameters of Portuguese Language (1998), Referential Curriculum Document Ceará (2019), Suassuna (2002), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (1999, 2007, 2013), Bakhtin / Volochinov (1992), Marcuschi (2008), Alkmin (2001), Preti (1984, 2005, 2006), Patriota (2009), Buzzo (2003), among others. The methodology adopted was action research (THIOLLENT, 1996) with a qualitative approach. A questionnaire was applied to know the reader's profile. The Basic Sequence and Reading Circle procedures proposed by Cosson (2018), among others, were used. Data analysis theories followed the concepts of Cosson (2018) and Buzzo (2003), intertwining with the conceptions of other theorists. Thus, it was proved that the basic sequence, the reading circle and the reading diary proved to be great auxiliary tools in the process of literary literacy in schools, so working with literary reading was fundamental to make the student a more conscious subject in society, an autonomous subject who knows how to expose his voice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectDiário de leituraspt_BR
dc.titlePráticas de letramento literário em uma turma de 7º anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorAlencar, Maria Silvana Militão de-
dc.description.abstract-ptbrA prática de letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas brasileiras. O que se tem presenciado no contexto escolar é que a leitura de textos literários tem sido, predominantemente, pretexto para o intuito unicamente de leituras superficiais, com atividades que não conduzem à experiência de letramento. Esta pesquisa justifica-se por se reconhecer, no ambiente escolar, o pouco uso do livro literário ou a falta de um planejamento articulado voltado para a efetivação da leitura literária que estimule a participação e o interesse dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo promover o letramento literário a partir da obra O Gralha, menino de rua numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, associar a leitura com as práticas sociais pode servir para formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que a leitura literatura favorece a reflexão da realidade social, contribuindo para a formação de um sujeito ativo e transformador. Com isso, a produção de um diário de leituras, pelos alunos, a partir da obra proposta, pode instigar a compreensão, o interesse e a participação dos educandos durante as aulas de leitura literária. Sendo assim, este projeto centrou-se, sobretudo, nas concepções de Kleiman (2004), Soares (2005 e 2009), Paulino (2004), Paulino e Pinheiro (2004), Lajolo (2000 e 2007), Machado (2005), Cosson (2009, 2010, 2011 e 2018), Candido (1977, 1989 e 2006), Rojo (2009 e 2012), Kress e Van Leeuwen (1996 e 2006), Vieira e Silvestre (2015), Iser (1996), Jauss (1994), Zilberman (1989), Rangel (2003), Freire (2009), Rouxel (2013), Dalvi (2013), Base Nacional Comum Curricular (2017), Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), Documento Curricular Referencial do Ceará (2019), Suassuna (2002), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (1999, 2007, 2013), Bakhtin/Volochinov (1992), Marcuschi (2008), Alkmin (2001), Preti (1984, 2005, 2006), Patriota (2009), Buzzo (2003), dentre outros. Adotou-se como metodologia a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1996) com abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário para conhecer o perfil do leitor. Utilizaram-se os procedimentos da Sequência Básica e do Círculo de leitura proposto por Cosson (2018), dentre outros. As teorias de análise dos dados seguiram as concepções de Cosson (2018) e Buzzo (2003), entrelaçando como as concepções de outros teóricos. Comprovou-se, assim, que a sequência básica, o círculo de leitura e o diário de leituras demonstraram ser grandes instrumentos auxiliares no processo de letramento literário nas escolas, assim o trabalho com a leitura literária foi fundamental para tornar o aluno um sujeito mais consciente na sociedade, um sujeito autônomo, que saiba expor a sua voz.pt_BR
dc.title.enLiterary literacy practices in a 7th year classpt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_dmcdasilva.pdf9,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.