Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49472
Tipo: TCC
Título: Estudo do comportamento térmico da torre de resfriamento da indústria de Cimento Apodi - unidade Quixeré
Autor(es): Mendonça, Adolfo Madson de Oliveira
Orientador: Costa, Camilo Augusto Santos
Palavras-chave: Torre de Resfriamento;Ciências Térmicas;Transferência de Calor e de Massa;Refrigeração por Evaporação.
Data do documento: 2019
Citação: MENDONÇA, Adolfo Madson de Oliveira .Estudo do comportamento térmico da torre de resfriamento da indústria de Cimento Apodi - unidade Quixeré. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). - Universidade Federal do Ceará,Campus de Russas, Russas, 2019.
Resumo: Na indústria é frequentemente utilizada torres de arrefecimento para o resfriamento da água industrial em seus processos através do contato direto com o ar. Neste trabalho foi realizada uma análise termodinâmica de uma torre de resfriamento, responsável pelo arrefecimento da água, em um sistema de cogeração, instalado em uma indústria de cimento. Foi analisada a transferência de calor e massa, para encontrar o número de unidades de transferência de calor (NUT) e estimar a quantidade de água evaporada do sistema. A fim de modelar a conservação da energia e da massa, foi levado em consideração os principais fenômenos físicos que envolvem a transferência de massa por evaporação. A fim de modelar numericamente a torre, esta foi dividida em pequenos volumes de controle, onde para cada volume de controle são aplicadas as equações de conservação, para a água e para o ar atmosférico. Sendo que a solução foi obtida através do emprego de um algoritmo, implementado em Python e utilizando a biblioteca CoolProp para a determinação das propriedades termodinâmicas ao longo da torre de resfriamento. O modelo apresentou uma diferença de 6,467% entre a vazão de água estimada e a vazão de água reposta diariamente e encontrou um NUT de 11,784% menor que o NUT ASHRAE.
Abstract: In industry, cooling towers are often used to cool industrial water in its processes through direct contact with the air. In this work a thermodynamic analysis of a cooling tower, responsible for water cooling, was performed in a cogeneration system installed in a cement industry. The heat and mass transfer was analyzed to find the number of heat transfer units (NTU) and estimate the amount of evaporated water in the system. In order to model the conservation of energy and mass, the main physical phenomena involving mass transfer by evaporation were taken into account. In order to numerically model the tower, it was divided into small control volumes, where for each control volume the conservation equations for water and atmospheric air are applied. The solution was obtained through the use of an algorithm, implemented in Python and using the CoolProp library to determine the thermodynamic properties along the cooling tower. The model showed a difference of 6,467% between the estimated water flow and the daily replenished water flow and found a NTU of 11,784% lower than the ASHRAE NTU.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49472
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_amomendonça.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.