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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os fatores de transformação para o desenvolvimento sustentável na comunidade indígena Purépecha en Mexico
Título(s) alternativo(s): Los factores de transformacion para el desarrollo sostenible en la comunidad indígena Purépecha en Mexico
Autor(es): Melo, Renato Alves Vieira de
Díaz, José María Hernández
Palavras-chave: Educação Ambiental;Meio Ambiente;Cultura Purépecha
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: MELO, Renato Alves Vieira de; DÍAZ, José María Hernández. Los factores de transformacion para el desarrollo sostenible en la comunidad indígena Purépecha en Mexico. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 12, p.60-75, nov. 2019.
Resumo: O artigo tem como objetivo destacar a cultura e a educação ambiental como as principais áreas do conhecimento para alcançar o desenvolvimento sustentável, deste modo, se apresentam fatores essenciais de como a comunidade indígena purépecha da cidade de Cherán – Mexico, vêm vencendo a crise ambiental e social por meio do restabelecimento de seus usos e costumes, com fortalecimento da sua cultura e reflorestamento da floresta local para resgatar uma nova postura econômica e social. Assim, se organizaram e implantaram empresas comunitárias utilizando a união de todos com uma educação para todos com respeito ao meio ambiente e em busca da sustentabilidade, estratégia diferente do que vem ocorrendo atualmente nas empresas em processo de desenvolvimento sustentável. O fortalecimento da cultura indígena purépecha em Cherán tem na educação ambiental uma ferramenta de auxílio e promoção para alcançar a cultura sustentável, mantendo sua conduta, seus valores pessoais e respeito ao meio ambiente em um processo de desenvolvimento sustentável. Neste cenário mostraremos como a comunidade indígena purepécha vem lutando para fortalecer seus valores, língua, solidariedade entre as pessoas da comunidade e o desenvolvimento do trabalho nas empresas comunitárias. Na prática transmitem diversos conhecimentos e se socializam com estratégias de educação e gestão para uma transformação cultural, mantendo os valores, comportamentos dos seus antecessores, respeito ao meio ambiente e o bem-estar social. Utilizamos como contribuições teóricas o pensamento do antropólogo Franz Boas, contida em sua obra "Uma mente do ser humano primitivo” (Boas, 2010), onde sua compreensão é essencial no mundo globalizado para colocar a educação e a cultura como base para o desenvolvimento humano e sustentável. Com objetivo de entender a dinâmica do objeto de estudo, adotamos uma abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisa etnográfica nas empresas comunitárias com a observação participante, em processo de desenvolvimento sustentável. Em contato com a comunidade indígena, observamos seus costumes, hábitos alimentares, linguagem diária, comportamentos, vestimentas, vida social, educação para os empregados das empresas, sistema de gestão e de governo, com o intuito de interpretar, compreender e conhecer a cultura empresarial da comunidade indígena, e também, analisar as estratégias sustentáveis, com respeito a revitalização dos bosques, como também, aproveitamento da madeira e da resina. O processo de revitalização da floresta iniciou pela comunidade indígena devido aos problemas de deterioração do solo e a exploração clandestina da madeira. Na atualidade a educação ambiental pode ser considerada o caminho adequado para conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente com o intuito de se obter uma melhor qualidade de vida para gerações atuais e futuras, como a valorização da sua cultura. Deste modo, as empresas comunitárias de Cherán vêm obtendo resultados relevantes no caminho do desenvolvimento sustentável, com atuação significativa fortalecendo a cultura indígena local e a prática social, utilizando a educação ambiental no referido processo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49465
ISSN: 19844735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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