Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Paulo Sérgio-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:48:53Z-
dc.date.available2020-01-21T12:48:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBARROS, Paulo Sérgio. Diversidade cultural e valores humanos: o ensino de história e cultura afro-indígena. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 307-320.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49405-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectValores humanospt_BR
dc.subjectHistória afro-indígenapt_BR
dc.subjectCultura afro-indígenapt_BR
dc.titleDiversidade cultural e valores humanos: o ensino de história e cultura afro-indígenapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA missão do educador não é de apenas transmitir conhecimento, mas também refletir e compartilhar sobre valores humanos em diálogo com a realidade social e os componentes curriculares. Freire (1996, P.94), a propósito, disse que "nunca foi possível separar em dois momentos o ensino dos conteúdos da formação ética dos educandos. O ensino dos conteúdos implica o testemunho ético do professor". Um dos elos que estabelecem as relações socioculturais entre sociedades de outrora, bem como do mundo atual, são os valores que almejavam e praticavam ou almejam e praticam. O que ansiavam os escravos romanos quando se rebelavam contra a rigidez dos grupos sociais e do governo que os que os exploravam; o que queriam os revolucionários franceses do século XVIII e os manifestantes da primavera árabe, senão a liberdade, a justiça, a igualdade? O que almejavam os brasileiros que saíram às ruas em manifestações que emergiram em junho de 2013, senão a honestidade, o respeito e a justiça?[...] O objetivo deste artigo é compartilhar experiências pedagógicas desenvolvidas com o ensino de História em sintonia com uma formação ética dos discentes. Isso é possível quando há na instituição educacional e entre os sujeitos envolvidos no processo de educação, um comprometimento com a dignidade pessoal e coletiva, bem como com as transformações que o mundo necessita nas esferas sociais, ambientais, ética etc. As experiências pedagógicas a serem mostradas neste texto, acontecem com o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Porém, o artigo não intenta abordar os percursos teóricos e metodológicos da temática em foco, mas mostrar algumas possibilidades e experiências do ensino da História, em diálogo com a formação humana.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_psbarros.pdf8,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.