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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sebastiana Florentino da-
dc.contributor.authorSilva, Maria Kênia Firmino da-
dc.contributor.authorLoureiro, Marta Cavalcante Benevides-
dc.contributor.authorViana, Tania Vicente-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:44:08Z-
dc.date.available2020-01-21T12:44:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, Sebastiana Florentino da; SILVA, Maria Kênia Firmino da; LOUREIRO, Marta Cavalcante Benevides; VIANA, Tania Vicente. Abuso sexual contra crianças: o papel do professor da educação infantil na identificação da criança vitimada. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 277-292.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49404-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAbuso sexualpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectResponsabilidade docentept_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº9.394/96)pt_BR
dc.titleAbuso sexual contra crianças: o papel do professor da educação infantil na identificação da criança vitimadapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Infantil compreende a primeira etapa da Educação Básica e está dividida em creche e pré-escola. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº9.394/96), a primeira atende crianças de 0 a 3 anos de idade e a segunda, crianças de 4 a 5 anos. Essa etapa educacional tem, por finalidade, proporcionar o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade (BRASIL, 2001). Para que esses objetivos sejam plenamente alcançados, os professores devem trabalhar de forma a estabelecer a integração entre o cuidar e o educar. Por isso, a relação entre professor da Educação Infantil e aluno deve ser, por excelência, bem próxima, permitindo-o conhecer o perfil do seu alunado. O convívio constante e diário possibilitará, ao professor, identificar quando seu aluno apresenta comportamentos diferentes do habitual, bem como indícios de estar sofrendo ou de ter sofrido abuso sexual. Para isso, é necessário que o professor tenha conhecimento sobre o tema em questão. Uma vez conhecidas as implicações, torna-se possível compreender a dor e os danos que o abuso sexual pode trazer às vítimas e, assim, assumir um papel que contribua para a proteção da infância (CERISARA,1999; SANTOS;XAVIER;NUNES, 2008). Este artigo se propõe a desenvolver uma reflexão sobre o tema "abuso sexual contra crianças", apresentando subsídios para que o professor possa identificar, em sala de aula, a criança vítima dessa violência. Será feita uma explanação sobre o assunto, no qual traremos o conceito de abuso sexual, os sinais apresentados pela criança vitimada, os mitos que envolvem o tema, as consequências a médio e longo prazo sofridas pelas vítimas, e o papel do profissional da Educação Infantil na identificação e notificação do abuso sexual, contribuindo para a quebra do pacto de silêncio que ronda o assunto (SANTOS; XAVIER; NUNES, 2008).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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