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dc.contributor.authorGondim, Silvana Fernandes Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:25:59Z-
dc.date.available2020-01-21T12:25:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGONDIM, Silvana Fernandes Rodrigues. Educadores sociais: formando e transformando-se em agentes da paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 90-101.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49400-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducador socialpt_BR
dc.subjectCentro Educacional da Juventude Padre João Piamarta (Fortaleza-CE)pt_BR
dc.subjectCultura da pazpt_BR
dc.titleEducadores sociais: formando e transformando-se em agentes da pazpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, dissertamos sobre a formação desenvolvida no Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta, em Fortaleza. Instituição filantrópica da Congregação da Sagrada Família de Nazaré. Nossa parceria teve início quando fomos procurados, há três anos, pela direção que solicitou um trabalho com os jovens concludentes do ensino médio, onde estamos desenvolvendo o projeto intitulado: Um Novo Tempo. No presente artigo apresentamos uma experiência de formação com os educadores sociais que acompanham os jovens assistidos pela instituição no contraturno. A direção, sensibilizada com a questão dos valores humanos e cristãos para uma cultura da paz, pediu-nos que desenvolvêssemos também com os educadores uma formação para que os profissionais fossem instrumentalizados para trabalhar com os alunos, buscando referenciais da paz, a sublimar a agressividade que alguns discente reproduzem do seu contexto social, ajudando-os a encontrar formas construtivas para lidar com as emoções e conflitos. Diante da solicitação, iniciamos uma série de oficinas com os profissionais, para este fim. Em nosso trabalho temos como referencial a pedagogia libertadora de Paulo Freire que muito nos alimenta em nossa ação educativa, frisando que esta ação educativa não está restrita apenas ao aspecto formal do processo de ensinar e aprender, mas em todos os contextos deste processo. Acreditamos que é na liberdade de expressão e no acolhimento expresso que os sujeitos vão se desconstruindo e se construindo em um contínuo vir a ser, pois o ser humano é inconcluso, histórico e social. Essas dimensões enriquecem as trocas entre os sujeitos que refletem a realidade para transformar a si mesmo e ao ambiente em que estão inseridos. Freire (2007, p.81) nos coloca a questão: 'Ninguém nasce feito. Vamos fazendo-nos aos poucos, na prática social de que tomamos parte." Para execução dessa pesquisa nos utilizamos de pesquisa bibliográfica e pesquisa participante. Coletamos os dados através de observações e relatos dos educadores. Para a realização da formação utilizamos as "oficinas pedagógicas" sobre as quais discorreremos a seguir.[...]pt_BR
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