Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49377
Tipo: Dissertação
Título: A Utilização de uma sequência didática sobre saneamento básico para o ensino de biologia
Título em inglês: The Use of a basic sanitation teaching sequence for biology teaching
Autor(es): Spiandorin, Marcello
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Sequência didática;Saneamento básico;Biologia - Estudo e ensino
Data do documento: 26-Set-2019
Citação: SPIANDORIN. Marcello. A utilização de uma sequência didática sobre saneamento básico para o ensino de biologia . 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O Saneamento Básico (SB) nos últimos anos é um dos principais assuntos quando se fala em bem-estar físico, mental e social, sendo que a sua deficiência pode afetar o âmbito pessoal, profissional e social de toda a população. A escola tem um papel fundamental na formação da sociedade podendo através da educação e do compartilhamento de conhecimento formar cidadãos mais conscientes de seus diretos e deveres. Devido a importância do tema para a sociedade e a ocorrente citação do mesmo nas principais avaliações externas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e visto a falta de material contextualizando as diferentes áreas da Biologia, foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD) de atividades abordando como foco principal o tema SB e utilizando diferentes metodologias que evidenciem sua importância e consequências de seu déficit para a sociedade e meio ambiente verificando sua contribuição para a aprendizagem dessa temática pelos alunos. A SD foi aplicada em uma turma da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual de ensino regular localizada no bairro do Capuan, município de Caucaia, Ceará. Antes de iniciar a SD, os alunos responderam a um Pré-Teste contendo questões relacionadas ao tema SB retiradas do ENEM e dos principais vestibulares do Brasil. Foram aplicadas 8 aulas da SD proposta e após a aplicação, os alunos voltaram a realizar um Pós-Teste sobre o assunto onde a melhora no resultado da avaliação foi de mais de 93% em relação ao teste inicial. Através da aplicação dessa SD, foi possível verificar como esse tema está presente no cotidiano da sociedade em geral e como ele é pouco trabalhado de forma conjunta e interdisciplinar nas escolas sendo que a SD aplicada teve sua validade comprovada podendo servir de base para ser utilizada por outros professores e unidades escolares.
Abstract: Basic Sanitation (BS) in recent years is one of the main issues when it comes to physical, mental and social well-being, and its deficiency can affect the personal, professional and social environment of the entire population. The school has a fundamental role in the formation of society and through education and knowledge sharing can form citizens more aware of their rights and duties. Due to the importance of the theme to society and the fact that it was cited in the main external evaluations, such as the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and the lack of material contextualizing the different areas of Biology, a Didactic Sequence (DS) was developed. Activities focusing on the theme BS and using different methodologies that highlighted its importance and consequences of its deficit for society and the environment verifying its contribution to the learning of this theme by students. DS was applied to a twelfth grade at a state regular school located in the Capuan district, Caucaia, Ceará. Before starting the DS, students answered a Pre-Test containing questions related to the BS theme taken from ENEM and the main entrance exams in Brazil. Eight classes of the proposed DS were applied and after the application, the students again performed a Post-Test on the subject where the improvement in the evaluation result was over 93% compared to the initial test. Through the application of this DS, it was possible to verify how this theme is present in the daily life of society in general and how it is little worked together and interdisciplinary in schools and that the applied DS had its validity and could serve as a basis for use by other teachers and school units.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49377
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_pe_mspiandorin.pdf749,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_dis_mspiandorin.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.