Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49258
Tipo: | Dissertação |
Título : | 2048: uma abordagem matemática do jogo e sua aplicação em sala de aula. |
Título en inglés: | 2048: A mathematical approach to the game and its application in the classroom. |
Autor : | Araújo, Renan Lima |
Tutor: | Medeiros Filho, Esdras Soares de |
Palabras clave : | Jogo 2048;Game 2048;Aprendizagem significativa;Meaningful learning;Escolas Profissionais.;Professional schools;Jogos no ensino de matemática - Maracanaú (Ce);Games in mathematics teaching |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | ARAÚJO, Renan Lima. 2048: uma abordagem matemática do jogo e sua aplicação em sala de aula. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho trata do uso do Jogo 2048 como ferramenta educativa para despertar o interesse em Matemática dos alunos do Ensino Médio da EEEP Maria Carmem Vieira Moreira, situada na cidade de Maracanaú-CE, com o intuito de melhorar a aprendizagem e o desempenho. Propomos abordagens lúdicas de alguns dos conteúdos de Matemática ao associá-los às características do Jogo 2048. Por ser um jogo envolvente, desafiador e que requer muita concentração, estratégia e raciocínio, mostramos por meio de avaliações que um grupo de estudantes com fraco desempenho em matemática melhorou a proficiência média e elevou a percepção do interesse pela disciplina. |
Abstract: | This paper deals with the use of Game 2048 as an educational tool to arouse the interest in Mathematics of EEEP High School students Maria Carmem Vieira Moreira, located in the city of Maracanaú-CE, in order to improve learning and performance. We propose playful approaches to some of the Math content by linking them to the characteristics of the 2048 Game. Because it is an engaging, challenging game that requires a lot of concentration, strategy and reasoning, we have shown through assessments that a group of underperforming students in Math has improved average proficiency and heightened awareness of interest in the subject. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49258 |
Aparece en las colecciones: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_rlaraujo.pdf | 10,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.