Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Ana Carolina Costa-
dc.contributor.authorMiranda, Roberto da Rocha-
dc.date.accessioned2020-01-09T11:31:51Z-
dc.date.available2020-01-09T11:31:51Z-
dc.date.issued2019-10-07-
dc.identifier.citationMIRANDA, Roberto da Rocha. Uma proposta para o ensino de trigonometria a partir do uso de quadrinhos como recurso didático . 2019.133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49152-
dc.description.abstractMathematics teachers, throughout their training and performance, have difficulties in working on trigonometry content therefore there is a need to use didactic resources that facilitate teaching, enable teacher-student interactions and make the class interesting and motivating. As such, the research aimed to point out ways for teaching trigonometry through the educational product based on comics for teaching trigonometry. We use a bibliographic study as a basis for the construction of our theoretical discussion and the elaboration of our learning object. A comic called “The Adventures of Dreamer in the Trigonometric World” was created. The comics, which were made by hand free, are based on trigonometric subjects relating the use of this knowledge to the applicability in daily life. From the comics, didactic sequences were developed that explain to the teacher how they can use this didactic resource in the classroom. Two didactic sequences were made: Triangle Rectangle Trigonometry and Circumference Trigonometry with eight activities in each sequence. Thus, we identified the authors references of teaching with comics that it is possible different methodologies for learning trigonometry. In conclusion, this material has didactic potentials that help the mathematics teacher to increment his didactic practice with situations that clarify questions, bring curiosities, making the classes even more dynamic and the participative, critical and reflective students in the classes, socializing their findings and understanding the application and problem solving through the mobilization of trigonometric knowledge through the activities triggered by the comics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectTrigonometria(Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de trigonometria a partir do uso de quadrinhos como recurso didáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs docentes de Matemática, ao longo de sua formação e atuação, possuem dificuldades no trabalho do conteúdo de Trigonometria, portanto existe a necessidade de utilizar recursos didáticos que facilitem o ensino, possibilitem interações professor-aluno e que tornem a aula interessante e motivadora. Sendo assim, a pesquisa objetivou apontar caminhos para o ensino de trigonometria através do produto educacional com base em tirinhas para o ensino de Trigonometria. Utilizamos um estudo bibliográfico como base para construção de nossa discussão teórica e na elaboração de nosso objeto de aprendizagem. Foi criada uma história em quadrinhos no formato de tiras denominada “As aventuras de Dreamer no mundo trigonométrico”. As tirinhas, que foram confeccionadas à mão livre, são embasadas em assuntos trigonométricos relacionando o uso deste conhecimento à sua aplicabilidade no cotidiano. A partir das tirinhas, foram desenvolvidas sequências didáticas que explicam ao professor como eles podem utilizar este recurso didático em sala de aula. Foram confeccionadas duas sequências didáticas: Trigonometria no Triângulo Retângulo e a Trigonometria na Circunferência com oito atividades cada sequência. Assim identificamos os autores referencias do ensino com quadrinhos que é possível metodologias diferentes para o aprendizado de Trigonometria. Conclui-se que esse material tem potenciais didáticos que ajudam o professor de Matemática a incrementar sua prática didática com situações que esclarecem questionamentos, trazem curiosidades, tornando as aulas ainda mais dinâmicas e o aluno participativo, crítico e reflexivo nas aulas, socializando seus achados e compreendendo a aplicação e resolução de problemas por meio da mobilização dos conhecimentos trigonométricos através das atividades desencadeadas pelas tiras confeccionadas.pt_BR
dc.title.enA proposal for the teaching of trigonometry from the use of comics as a didactic resourcept_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_rrmiranda.pdf6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_pe_rrmiranda.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.